Mormente, é válido destacar que a grave exclusão social colabora para esse cenário. O filme "Vantagens de ser Invisível" voltado ao protagonista, Charlie, diz a respeito à sua sensação acercas das pessoas de sua escola que não percebem sua presença diariamente. Diante disso, certo distanciamento de alguns indivíduos acontecem tanto por meio de padrões impostos pelo agressor quanto algum tipo de preconceito inserido na vítima. Levando a vítima a se distanciar do ambiente social.
Precipuamente, cabe destacar a motivação e desejo dos adolescentes que provocam o bullying. Segundo a pesquisa feita pelo Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (CEATS), cerca de 16,84% dos agressores possuem a popularidade como maior motivação para os maus-tratos na escola. Isso pode acontece pelo contato do adolescente desde cedo a violência familiar, assim, sendo capaz de ter sido persuadido pela hostilidade repentina vista em seu dia-a-dia.
Portanto, pode-se perceber que são necessárias medidas para que venha a erradicação do bullying o quanto antes. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Educação e a escola promover um circulo social e escolar saudável, por meio de palestras em sala de aula e trabalhos sobre o tema - que deverão conscientizar os alunos sobre a iniquidade da prática do bullying -, no intuito de evitar a prática desse tipo de violência e além disso, um ensino mais favorável para todos. Feito isso, o conflito conturbado no quadrinho entre Mônica e Cebolinha não se tornará realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.