manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, na qual os povos indígenas estão sendo invisibilizados perante a comunidade. Nesse sentido, esse delicado problema tem como causas a negligencia governamental e a escassa informação da população em relação aos povos indígenas na formação da sociedade brasileira.
Em primeira análise, é imperioso destacar que esse apagamento da população indígena não se iniciou na Idade Contemporânea, pois foi na Idade Moderna com o surgimento da expansão marítima, juntamente com o colonialismo, que os portugueses foram pioneiros na colonização no Brasil, ao chegarem ao solo brasileiro, os povos indígenas que já estavam no Brasil, foram cruelmente oprimidos e dizimados. Com isso, a população brasileira tendo conhecimento dessa barbárie, tentam romantizar esse acontecimento histórico, na qual afirmam que o Brasil foi "descoberto" pelos portugueses, onde na verdade o Brasil foi invadido.
Em paralelo, a Funai busca garantir que os povos indígenas tenham seu território assegurado para transitarem livremente, entretanto, no século XXI, os povos indígenas sofrem com a questão da expansão da fronteira agrícola, na qual indivíduos que pertencem a essa expansão entram em conflito com os indígenas para tomarem posse das terras deles, e consequentemente as vidas e as terras indígenas são perdidas. Ou seja, é como se estivéssemos regressando no tempo e na história, e voltando para a colonização no Brasil. Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. Tal constatação é nítida quando se tem conhecimento de que as terras e as vidas indígenas estão sendo usurpadas, e ainda assim, negligenciam-se esses crimes , já que na sociedade os indígenas são invisibilizados.
Urge, portanto, que medidas estratégicas sejam criadas para reverter essa realidade. Para isso, o Ministério da educação deverá incluir nas mais diversas esferas educacionais a inclusão da importância histórica e social que os povos indígenas têm na sociedade, além disso, debater à cerca do apagamento desses povos na comunidade, por meio da utilização de didáticas inovadoras, a fim de reverter a desinformação que impera na sociedade à cerca dos povos indígenas. Tal ação pode, ainda, ser divulgada na mídia de massa para que a população tome conhecimento. Paralelamente, é preciso intervir sobre a falta de representatividade de pessoas indígenas nos âmbitos sociais, onde a população e o Estado acredita que cota é esmola. Dessa forma, poderá haver uma semelhança com a defesa da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.