A princípio, vale citar que a corrupção é impulsionada pelo Conflito de Interresse. Com isso, no que concerne a Lei n° 12.813, sobre tal conjuntura, para prática de atos que utilizam de forma indevida suas informações privilegiadas, em benefício próprio ou de terceiros, se prevê uma punição severa. Todavia, é possível notar que há uma contradição dessa lei, visto que a população desconsideram as normas morais, assim que possuem a oportunidade de praticar atos impróprios em favor de seus interesses individuais, como revela a revista Folha de S.Paulo, ao denunciar um juiz que mandou soltar seu próprio filho da cadeia, no Piauí, mesmo este tendo cometido um crime sério de trânsito. Desta forma, ocorre o conflito de interesse—um julgamento profissional analisado injustamente — e o incentivo de ações corruptas no País.
Ademais, é imperioso ressaltar que a Integridade Pública discute valores que abrangem a comunidade em geral, sendo propícios a uma influência negativa dos que deveriam ser exemplo. Nesse sentido, é legítimo citar a ex-presidente Dilma Rousseff, acusada de corrupção e lavagem de dinheiro, junto de seus integrantes. Em suma, percebe-se que enquanto ocorrer uma ruptura da confiança garantida pelo Estado, mais indivíduos serão influenciados e, como consequência, irão perpetuar uma cultura errônea de má-conduta. Logo, integrar medidas éticas de convivência social desde a infância são necessárias para evitar uma irregularidade ocorrida pela persuasão dos outros membros.
Portanto, para que haja uma mitigação desses fatos, cabe a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCED)— organização Internacional, composta por 37 países, que trabalham em equipe para buscar soluções de problemas comuns— em conjunto com as demais unidades do órgão, definir maneiras de cordenar a estrutura e monitoramento do programa de integridade, com treinamento dos servidores que, assim, irão disseminar informações pelo jornal e escolas em geral, a fim de garantir um grande controle do porcentual da corrupção e integrar uma influência correta de ética nas comunidades como a do memorável corredor, Ivan Fernandez.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 172
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.