Como exemplo, há nas empresas fatores específicos pelo qual um trabalhador sofre assédio moral, quais sejam: a mulher, pelo sexo e o negro, pela raça. A mulher muitas das vezes sofre assédio por situações em que a colocam como incapaz de desenvolver habilidades técnicas, físicas ou cargo de liderança, até mesmo são forçadas a desenvolver atividades de conotação sexual ou de submissão, isso porque, a mulher anda hoje é remetida a uma mera "dona de casa", frágil, submissa ao homem. Já os negros, são vistos ou destinados para atividades braçais, muitas vezes separados de uma interação com o público, rotulados como sujos, assemelhando-os aos criminosos por esteriótipos exclusivamente raciais, que se dá pelo fato da permanência de pensamentos da época da escravidão no qual os negros eram escravos, máquinas humanas, ou melhor, não-humanas, apontados como classe ruim ou inferior da sociedade.
Infelizmente, atualmente o assédio não vem sendo praticado apenas por motivos especificos de discriminação, é sabido que pessoas fora destas especificidades também sofrem assédio moral no trabalho, seja porque o assediador se sente "ameaçado" com o desempenho do assediado, pelo prazer que o ato proporciona, até mesmo os chefes, pela avareza em não aceitar que a empresa pague verbas trabalhistas a maior, provocando o trabalhador para que peça desligamento.
Por isso que é preciso que a empresa, assim como prevê a CLT, proporcione ambiente de trabalho seguro, harmônico e digno, não colaborando, aceitando ou omitindo-se de tal situação. Para tanto que, uma das propostas de intervenção cabível seria admitir ou promover mais mulheres ao cargo de liderança, demonstrando a capacidade da mulher no ambiente trabalho, trazendo mais harmonia e equilíbrio aos setores, proposta que a Nubank lançou como meta para os próximos anos. Na mesma linha de proposta, seria a implementação de percentual de cotas às vagas ofertadas ou processo seletivo próprio de candidatos negros, como o ofertado pela Magazine Luiza no último ano, bem como, a criação de programa de diversidade cultural, que aconteceria anualmente, a fim de integrar um trabalhador a realidade do outro, elevando o aspecto humanidade entre eles. Não menos importante e que abarcaria o tratamento de forma geral, há a possibilidade de implantação de canal eletrônico, sendo possível aos assediados ou para quem presenciou o ato, denunciar o assediador, identificando o agente; o canal também disponibilizaria informação de conscientização, enviada por e-mail a todos mensalmente, e de como identificar o assédio e as consequências que traz ao assediado, a equipe e a empresa. Assim, atitudes simples e acolhedores, tanto minoram a ocorrência de assédio quanto dignificam o trabalhador.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 105
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 85
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 95
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.