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Por LucasME
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A Constituição Federal de 1988 visava assegurar o ensino escolar a todos os jovens, obrigando os prefeitos e governadores a matricularem crianças e adolescentes, que já não estejam estudando, em alguma escola pública. Entretanto, devido à dificuldade de locomoção de algumas crianças até a escola, juntamente com o agravamento da pandemia de COVID-19, a prática do "Homescholing" (educação à distância) está se intensificando no cenário nacional.

Em primeiro lugar, é importante destacar que muitos estudantes são forçados a praticarem o "Homescholing" por causa da dificuldade encontrada em se deslocar até à escola. Nesse contexto, o Estado apresenta-se omisso em relação ao problema, não apresentando soluções reais. Esse cenário é muito alarmante, tendo em vista que o ensino à distância, segundo o G1, tem piorado a qualidade educacional dos jovens, prejudicando os seus processos de aprendizagem. Essa situação pode resultar em uma queda drástica do nível de educação do Brasil.

Em segundo lugar, o agravamento da pandemia de COVID-19 foi um fator que deixou evidente as desvantagens apresentadas pelo ensino remoto, além do despreparo da comunidade escolar em lidar com elas. Algumas desvantagens, como falhas na conexão à internet e a dificuldade em se concentrar nos estudos frente a tantas distrações apresentadas em casa que o ambiente escolar não apresenta, prejudicam enormemente a vida escolar do jovem. Tendo isso em mente, é observável que a educação à distância é menos eficiente do que a educação presencial.

Logo, o Ministério da Educação, responsável pelo aprendizado básico de todos os cidadãos, deve, por meio de verbas governamentais, proporcionar transporte escolar gratuito aos estudantes que moram muito longe de sua escola pública. Essa ação tem a finalidade de proporcionar que todos os brasileiros possam estudar em uma escola pública, respeitando a Constituição Federal de 1988 e melhorando a educação nacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por LucasME
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#71061
@geoca Poderia corrigir a minha redação, por favor?
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Por geoca
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#71131
Oioi, Lucas! Como vai? Sou apenas estudante, mas estarei dando minha opinião sobre seu texto.

azul: apresenta os critérios esperados
vermelho: presença de algum erro
amarelo: ajuste ou não é necessário
Laranja: observações

INTRODUÇÃO:

A Constituição Federal de 1988 (REPERTÓRIO) visava assegurar o ensino escolar a todos os jovens, obrigando os prefeitos e governadores a matricularem crianças e adolescentes, que já não estejam estudando, em alguma escola pública. Entretanto, devido à dificuldade de locomoção de algumas crianças até a escola, juntamente com o agravamento da pandemia de COVID-19, a prática do "Homescholing" (educação à distância) está se intensificando no cenário nacional.

<< Sua introdução tem uma ótima estrutura! Porém, se atente que ao usar um repertório, fazer com que ele seja produtivo no seu texto. Com isso, para fazer essa analogia, faça com que fique claro que por mais que isso esteja na carta magma, a dificuldade de locomoção leva tal conduta a não ser realizada da forma desejada e que, para isso, foi necessário a intensificação do ensino a distância. Além do mais, talvez o termo "obrigando" não venha a ser o melhor. Visto que é um direito do cidadão, logo é DEVER do estado cumprir com oque se é restaurado na constituição. >>>

DESENVOLVIMENTO 1:

Em primeiro lugar, é importante destacar que muitos estudantes são forçados a praticarem o "Homescholing" ( retomada do tema) por causa da dificuldade encontrada em se deslocar até à escola. Nesse contexto, o Estado apresenta-se omisso em relação ao problema, não apresentando soluções reais. Esse cenário é muito alarmante, tendo em vista que o ensino à distância, segundo o G1, tem piorado a qualidade educacional dos jovens, prejudicando os seus processos de aprendizagem. Essa situação pode resultar em uma queda drástica do nível de educação do Brasil.

<< É notório que você sabe bastante sobre a estrutura do texto cobrada pelo enem. Você mostra que tem uma boa capacidade pra argumentar e defender seu ponto de vista. Minhas observações sobre esse parágrafo são ligadas ao uso de conectivos ( que apresenta falta em alguns pontos) e que, para tornar sua argumentação mais eficiente, você cite os dados apontados pelo G1 que comprovem esse ponto abordado e apresente oque é o G1... É um site de notícias brasileiro ou algo do tipo? Senti a falta na retomada do tema também, sempre tente demonstrar que sabe qual a temática e que não está fugindo ao tema ao relacionar e desenvolver sua argumentação.>>

DESENVOLVIMENTO 2:

Em segundo lugar, o agravamento da pandemia de COVID-19 foi um fator que deixou evidente as desvantagens apresentadas pelo ensino remoto, além do despreparo da comunidade escolar em lidar com elas. Algumas desvantagens, como falhas na conexão à internet e a dificuldade em se concentrar nos estudos frente a tantas distrações apresentadas em casa que o ambiente escolar não apresenta, prejudicam enormemente a vida escolar do jovem. Tendo isso em mente, é observável que a educação à distância é menos eficiente do que a educação presencial.

<< você apresentou o tópico frasal e retomou ao tema. Entretanto, sua argumentação não foi muito consistente. Visto, por exemplo, que poderia ter apontado na parte que você fala sobre "falhas na internet", que muitos até não possuem a mesma e apresentar um dado decorrente a isso. Além do mais, se atente ao uso de conectivos que ligue as partes do seu parágrafo. E novamente, deixe evidente que sabe sobre oque é a problemática. Você deixou isso evidente no início, porém, não deixou claro no desenvolver do parágrafo.

CONCLUSÃO:

Logo, o Ministério da Educação(AGENTE), responsável pelo aprendizado básico de todos os cidadãos (DETALHAMENTO), deve, por meio de verbas governamentais (MEIO), proporcionar transporte escolar gratuito aos estudantes que moram muito longe de sua escola pública (AÇÃO). Essa ação tem a finalidade de proporcionar que todos os brasileiros possam estudar em uma escola pública (EFEITO), respeitando a Constituição Federal de 1988 e melhorando a educação nacional (Retomada do repertório).

<<Muito boa sua conclusão!! Parabéns! Mas se atente ao uso de conectivos e a retomada do tema, algo que senti falta nesse parágrafo. E ótima retomada ao repertório! >>

Visto isso, acho que acabo minha analise aqui! Espero MUITO ter lhe ajudado de alguma forma, sei a importância da análise da redação por outra pessoa. Continue estudando e um beijão! <3

( E me desculpe se perceber algum erro ao decorrer da correção.
Lembrando que não sou profissional!)
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Por LucasME
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#71135
Muítissimo obrigado pela correção! Vai me ajudar demaid :D !
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