Em primeiro lugar, é importante destacar que muitos estudantes são forçados a praticarem o "Homescholing" por causa da dificuldade encontrada em se deslocar até à escola. Nesse contexto, o Estado apresenta-se omisso em relação ao problema, não apresentando soluções reais. Esse cenário é muito alarmante, tendo em vista que o ensino à distância, segundo o G1, tem piorado a qualidade educacional dos jovens, prejudicando os seus processos de aprendizagem. Essa situação pode resultar em uma queda drástica do nível de educação do Brasil.
Em segundo lugar, o agravamento da pandemia de COVID-19 foi um fator que deixou evidente as desvantagens apresentadas pelo ensino remoto, além do despreparo da comunidade escolar em lidar com elas. Algumas desvantagens, como falhas na conexão à internet e a dificuldade em se concentrar nos estudos frente a tantas distrações apresentadas em casa que o ambiente escolar não apresenta, prejudicam enormemente a vida escolar do jovem. Tendo isso em mente, é observável que a educação à distância é menos eficiente do que a educação presencial.
Logo, o Ministério da Educação, responsável pelo aprendizado básico de todos os cidadãos, deve, por meio de verbas governamentais, proporcionar transporte escolar gratuito aos estudantes que moram muito longe de sua escola pública. Essa ação tem a finalidade de proporcionar que todos os brasileiros possam estudar em uma escola pública, respeitando a Constituição Federal de 1988 e melhorando a educação nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.