Inicialmente, é necessário analisar como o consumismo corrobora com essa mazela. De acordo com Zygmunt Bauman, a "modernidade líquida" vivenciada no século XX induz os consumidores a adquirirem produtos, haja vista que consumir exacerbadamente garante uma posição social e proteção da autoestima. Análogo ao justaposto do sociólogo, no contexto atual, o indivíduo brasileiro mantém o status quo de consumo, sempre almejando automóveis novos e portanto, evitando transportes públicos. Desse modo, as estradas lotam de veículos que suportam poucas pessoas e, assim, tem-se a manutenção desse problema.
Ademais, convém elucidar o óbice oriundo do transporte coletivo. Proclamada em 1988, a Constituição Federal garante o direito de ir e vir aos brasileiros. Conquanto, ao esmiuçar as condições dos meios de transporte oferecidos ao público, é evidente que esses pressupostos não são efetivados, tendo em vista que os preços de passagens são elevados e os serviços prestados são precários. Isso vem à tona ao contemplar a falta de segurança e comodidade dentro desses veículos, uma vez que há superlotações, assaltos e desconforto.
Infere-se, portanto, que a mobilidade urbana é uma grande chaga presente no cenário brasileiro. Diante disso, urge que o Governo invista em transportes coletivos, de modo a incentivar o seu uso. Isso seria feito através de melhorias realizadas nos veículos, associado a divulgação da importância dessa categoria de transporte, uma vez que geram menos poluição e ocupam menos espaço geográfico. Dessa maneira, o investimento governamental visa garantir que ônibus, trens e metrôs sejam meios de transporte dignos, seguros e acessíveis. Sob tal perspectiva, espera-se que os Direitos Humanos propostos pela ONU se efetivem no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada