Isso ocorre devido a falha de políticas educacionais efetivas nas escolas, que ensinem aos estudantes a igualdade, o combate ao bullying, e a ausência de consciência dos jovens e crianças, sobre a importância do respeito ao próximo. Essa realidade constituiu um desafio a ser resolvido não somente pelos poderes educacionais, mas também, pelos pais e responsáveis.
No contexto relacionado à prática de bullying, pode-se citar a série "turma da Mônica", que aborda sobre o bullying da personagem Cebolinha, no qual, se refere a personagem Mônica com palavras pejorativas, fazendo com que ela ficasse irritada com a situação cotidiana. Atualmente, é possível traçar um paralelo com essa ficção, visto que milhões de pessoas no mundo sofrem ou já sofreram bullying na escola, o que aumenta, de maneira significativa, sintomas como a autoestima baixa e depressão. Ademais, apresenta-se também, o aumento na taxa de massacres escolares por pessoas vítimas do bullying. Isso é intensificado, devido à carência de campanhas educacionais nas escolas no combate ao bullying, explicando e educando sobre a forma correta de conviver em sociedade.
Portanto, cabe aos Estados, por meio de leis e de investimentos, com um planejamento adequado, estabelecer políticas educacionais efetivas que eduquem as crianças e jovens sobre o devido respeito às diferenças pessoais de cada pessoa, mostrando a relevância existente em combater o bullying, a fim de diminuir, de maneira significativa, o bullying nas escolas, que é intensificado pela falta de consciência das consequências do bullying. Além disso, é de suma importância que as instituições educacionais promovem, por meio de campanhas de conscientização, para pais e responsáveis, o conhecimento a prática de bullying nas escolas e a devida atenção que deve ser tomada para cessar a prática do bullying, com intuito de utilizar do meio educacional um desenvolvimento pleno da sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.