Primeiramente, vale ressaltar que o esporte possui numerosos benefícios para os jovens, todavia tem sido pouco explorado no meio acadêmico tupiniquim. Dessa forma, observa-se que o esporte poderia estar integrando milhares de jovens e crianças em nossa malha social, abrindo inúmeras portas e mostrando diferentes caminhos, fazendo com que nossos alunos contornem seus problemas e vejam a prática de exercícios como uma ferramenta crucial para seu desenvolvimento. Nesse viés, consoante o filósofo contratualista John Locke configura-se como violação do ‘’ Contrato Social’’, circunstâncias em que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos gozem de seus direitos imprescindíveis, como a cultura presente no esporte. À vista disso, urge ao órgão regulador prestar o polimento do espaço acadêmico.
Ademais, cabe pontuar que a sociedade têm-se distanciado cada vez mais de práticas esportivas, em razão de uma temorosa falta de incentivo ao esporte. Dessa maneira, a população brasileira passou a optar cada vez mais por hábitos sedentários nos quais tecnologias sobrepõem as atividades físicas, causando uma grande ruptura deste instrumento impreterível para inclusão social. Segundo o sociólogo Pierre Levy, as sociedades modernas vivem um fenômeno por ele denominado “Novo Dilúvio” – termo usado para caracterizar a dificuldade de “escapar” do uso da internet. Sendo assim, é essencial fomentarmos o incentivo ao esporte, buscando firmar sua primazia frente as tecnologias.
Diante do exposto, infere-se que medidas são necessárias para evitarmos a perda dessa importante ferramenta na sociedade. Posto isso, é imperiosa uma ação do Ministério da Educação, criando atividades extracurriculares, onde o aluno tupiniquim poderá escolher dentre diversos esportes e usufruir dos benefícios dos mesmos. É pertinente também que o Governo Federal, por meio de campanhas nas mídias sociais, incentive a população à prática esportiva, difundindo então o uso desse instrumento no corpo social. Somente assim, poder-se-á preservar o esporte no Brasil e ainda desenvolver mais jovens como no filme.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada