A questão dos refugiados é alarmante. Em primeira instância, pode-se citar a Síria, país que está em guerra civil desde 2011. Essa disputa de poder causou segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos mais de 388 mil mortos, e aqueles que não foram, tiveram que se deslocar para outros países em busca de felicidade. Infelizmente, nem todas as fugas tiveram notícias boas. Como o caso do Alan Kurdi, criança de apenas 3 anos, que após tentar fugir do caos, foi encontrada sem seus sinais vitais, no mar à costa de Bodrum, na Turquia.
Em segunda instância, tem os acontecimentos que até então, ocorre na Venezuela. O país da América do Sul passa por uma crise econômica desde 2013, com a entrada de Nicolas Maduro ao poder. Sem dúvidas, sob esse cenário, a população se vê em desespero, visto que a fome, o desemprego e o aumento dos preços vão se tornar um problema no país. Muitos recorrem à manifestação e outros, que preferem se preservar, saem em busca de um estilo de vida melhor, tendo como principal destino, a nação verde-amarela.
Dessa forma, diligências precisam ser tomadas a fim de que tenham uma nova oportunidade. Será necessário que a ONU crie ONGS, como a Caritas Arquidiocesana, por meio de acordo com os países, com intuito de manter a integridade física e mental dos refugiados, fazendo com que tenham conforto e segurança em seu novo lar. Tendo também como necessidade, a abertura de novas portas de emprego e amplificação de áreas de trabalhos que são mais especializados, através da concessão de determinados presidentes, tendo como finalidade um bom quadro financeiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.