Sob essa perspectiva, a lacuna educacional é um impasse para promover a alimentação saudável na sociedade. Isso ocorre, porque o sistema de ensino, pautado em um viés tecnicista, focado na formação do indivíduo para o mercado de trabalho, não aborda a instrução nutricional do sujeito na grade curricular. Nesse sentido, há uma precarização do contato do estudante com a alimentação saudável, uma vez que, devido à carência de orientações, a escola não desperta no aluno o desejo de aderí-la. Tal reflexão vai de encontro à ideia do filósofo Sêneca - "A educação exige maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida" -, visto que as instituições acadêmicas possuem descuido ao não incentivar uma alimentação saudável que acarreta numa melhora de vida, como apontam os residentes.
A conduta manipulativa dos meios de comunicação, além disso, é um empecilho para estimular a alimentação saudável no tecido social brasileiro. Essa situação acontece, pois os veículos midiáticos fracassam na sua função de compor indivíduos críticos e bem informados, justamente por abdicarem-se de exibir conteúdos que não são fontes de engajamento do público. À vista disso, dados acerca de uma nutrição mais saudável são constantemente invisibilizados por propagandas - bastante atrativas para influenciar o consumidor - de comidas cada vez mais industrializadas, o que, por conseguinte, dificulta a incorporação de hábitos alimentares saudáveis. Esse panorama tem como resultado a criação de uma sociedade altamente propensa à doenças alimentares, fato ilustrado pelo aumento exponencial da ingestão dos "fast-foods", comidas altamente calóricas, constantemente presentes nos anúncios na imprensa.
Mediante ao exposto, fica claro que a custoso empenho de instalar a alimentação saudável no Brasil é fruto indiscutível do pensamento capitalista. Logo, cabe ao governo federal atuar por meio do Plano Nacional de Incentivo à Alimentação Saudável, que, a partir do Ministério da Educação, irá alterar a Base Nacional Comum Curricular, adicionando, no conteúdo programático de todos os níveis de ensino, aulas que foquem na Educação Nutricional da nação, a fim de orientar os hábitos alimentares da população. Ademais, nesse mesmo plano, o Ministério da Saúde deve promover campanhas, que serão televisionadas, que promovam a construção de um senso crítico acerca dos alimentos apresentados na mídia e o incentivo a visitas recorrentes à nutricionistas, visando, assim, garantir o conhecimento ao povo brasileiro sobre Nutrição. Somente dessa maneira, as recomendações feitas no Manual serão ouvidas pelos brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada