Primeiramente, uma das causas da falta de fornecimento da água para a minoria, é a má infraestrutura e distribuição territorial no país, que ocasiona também a desigualdade. Segundo os dados de 2019 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o sistema de distribuição perde cerca de 39% da água potável antes de chegar às torneiras da população, e ainda ela é desperdiçada nas tubulações, sendo a região Norte com maior índice de perdas. Desse modo, é evidente o contrassenso do Estado diante a indigência.
Em segundo lugar, o perigo da inconsciência faz com que se agrave ainda mais o cenário da escassez, não só para pessoas com pouco recurso, mas sim um todo. De acordo com o filósofo e ensaísta José Ortega y Gasset: "Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo". Nesse aspecto, é nítido ver que o ser humano não protege a si mesmo e a sua própria comunidade, já que por uma parte o altruísmo o constrói.
Em síntese, é dever de todo cidadão de se comprometer com o cuidado da água.
Em vista disso, é fundamental que o Estado, da mesma forma, tome atitudes com a criação de novas leis e ONGs com o intuito de propagar essa consciência, por meio de divulgações nas redes e emissoras de televisão. Somente assim, a sociedade se tornará preservada, desta maneira seguindo a filosofia de José Ortega y Gasset.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.