Em primeira análise, é importante destacar o processo de assimilação cultural como um fator dificultador da convivência coletiva, já diria o sociólogo Max Weber: “é preciso reconhecer as individualidades que compõem a sociedade para se buscar uma maneira de entendê-la”. Isto é, com o processo de aceitação de cada cultura específica, obtêm-se um resultado superior ao alcançado pela assimilação cultural, a qual prega que existe somente uma cultura nacional mesclada. Desta forma, é preciso incentivar a aceitação específica em detrimento da assimilação.
Por conseguinte, é imprescindível ressaltar a intolerância cultural como empecilho da aceitação cultural, onde o “diferente é visto como ameaçador”, como cita o filósofo Sócrates no seu mito da caverna. Assim, com a explicação e aceitação da cultura do próximo, o “diferente” passa a se tornar “normal” e as afrontas que eram feitas anteriormente deixam de existir. Portanto, tal cenário deve ser buscado pelo poder público.
Em suma, para proporcionar um cenário de convivência harmônica cultural no Brasil, urge que o Ministério da Cidadania promova o respeito cultural na sociedade, por meio de políticas públicas de inclusão de diferentes grupos em áreas de destaque e representação, bem como campanhas de conscientização acerca da diversidade e aceitação cultural, a fim de combater a intolerância cultural no Brasil e assim ter-se então uma sociedade mais harmoniosa como idealizou Rousseau.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.