Em primeiro lugar, é relevante destacar que a hierarquia das profissões é um dos principais causantes do assédio moral, onde garis, faxineiros, guardas e mais são inferiorizados em relação a outros trabalhadores como médicos e advogados. Essa superioridade se dá, muitas vezes, por uma imagem criada pela própria sociedade durante o processo histórico da construção social e cultural do país. Muitos empregados que passaram por diversas humilhações e agressões verbais saem com uma série de problemas, como: depressão, ansiedade, hipertensão e gastrite. Mostrando-nos que o assunto pode desencadear diversos outros problemas que podem vir a se transformar em algo pior e mais sério.
Como produto de uma sociedade influenciada por valores históricos culturais, encontramos populações trabalhistas que se vêm impedidas de denunciar situações de assédio moral pelo simples fato de incompreensão e desconhecimento sobre o assunto. Como resultado, temos atualmente, um grande número de empregadores que se usufruem dessa falta de entendimento por parte dos empregados, e consequentemente uma alta taxa de trabalhadores submissos a essas situações de abuso. A falta de acesso a esse conhecimento, nos leva a refletir e discutir razões em prol de uma resolução.
É fundamental, dessa forma, buscar alternativas que combatam as causas de assédio moral no trabalho para que alcancemos uma grade de trabalhadores dignos e cientes de seus direitos. Para isso, é dever no Ministério do Trabalho, por meio das mídias, divulgar informações sobre o assédio moral, assim como canais de denúncias, para que as classes de trabalhadores atingidos por essa temática reconheçam e denunciem os abusos. Ao mesmo tempo, o Ministério da Saúde deveria promover e oferecer apoio mediante as consultas psicológicas para aqueles que saíram com inseguranças cuja fonte é o assédio. A fim de amenizar a taxa de trabalhadores que são injustiçados da mesma maneira que Andrea Sachs, do famoso filme “O diabo veste Prada”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.