Avatar do usuário
Por Bernardo987
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#70656
O filósofo francês Sartre defende que cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável. No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade no que concerne à questão do aumento do abandono parental. Dessa forma, observa-se a que falta de comprometimento afetivo é um problema que reflete um cenário desafiador, seja em virtude da falta de representatividade política, seja pela quebra no desenvolvimento sadio infantil.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de representatividade política para combater a falta de comprometimento afetivo. Essa situação surge da postura dos representantes políticos que utilizam o Estado como ferramenta de alcance de interesses individuais, mesmo que isso custe o sucateamento de desamparados. Essa conjuntura, segundo a ideia do filósofo Aristóteles, configura-se como uma violação da afeição social: “A política tem como função preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de afetos indispensáveis, como o parental, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a quebra no desenvolvimento sadio como impulsionador de problemas psicológicos infantis pela ausência de comprometimento afetivo no Brasil. Segundo o psicanalista John Bowlby, idealizador da teoria do apego, afirma que a ausência de cuidados maternos ou paterno, conduz à tristeza, raiva, angústia e até o suicídio. Consequentemente, acentuando a taxa de suicídio infantil e adolescente, ou criando cidadãos “fechados” sentimentalmente e improdutivos.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, faz-se necessário, por meio do Congresso Nacional, a legislação de uma lei, que impõe o abandono parental como crime. Também que, por meio do Ministério da Educação, promova palestras para a conscientização da população sobre o abandono. Assim, se consolidará uma sociedade mais afetiva onde o Estado desempenha corretamente sua “afeição social”, tal como afirma Aristóteles.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
161 Exibições
por Pxvesq
0 Respostas 
80 Exibições
por Thaise16
0 Respostas 
71 Exibições
por maa90s
2 Respostas 
216 Exibições
por EmillyySilva
0 Respostas 
109 Exibições
por Robertouzzz
0 Respostas 
279 Exibições
por lliviaesther
0 Respostas 
244 Exibições
por lefy
0 Respostas 
86 Exibições
por andisu9
1 Respostas 
72 Exibições
por may1626
Alienação Parental
por lais458    - In: Outros temas
3 Respostas 
265 Exibições
por KelveSilva
AQUECIMENTO GLOBAL

O aquecimento global é um acontecimento nat[…]

Exôdo rural

O êxodo do rural é uma atividade muit[…]

Violência nas escolas

Segundo o filósofo polonês zygmmunt B[…]

A Eco-92, uma das maiores convenções[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM