Segundo a DUDH, declaração universal dos direitos humanos, todos que na terra habitarem tem seu direito de viver em sociedade. Porém, há diversas dificuldades para inclusão dos refugiados na sociedade verde-amarela. E esse cenário negativo é impulsionado pelo preconceito e a falta de apoio do governo.
Em primeiro lugar, a discriminação/preconceito colabora para permanência da problemática. Temos como exemplo, dados do programa de refugiados que falam traz que 1 a cada 5 refugiados são Discriminados ou irão sofrer qualquer tipo de preconceito. Isso geralmente acontece por pessoas ignorantes e de extrema arrogância. Contudo, é necessário que medidas contra xenofóbicos sejam trazidos a público e combatidas.
Ademais, a falta de incentivos para com os refugiados por parte do governo impulsiona o problema. O estado na maioria das vezes não incentiva, não aprimora o mercado de trabalho para os refugiados, como por exemplo, o governo não cria programas para inclusão dos demais nas universidades, escolas e do próprio mercado de trabalho. O o que vai ao contrário de Thomas Hobbes, que diz:” o estado é responsável por garantir o bem-estar de todos”. Porém na sociedade dos refugiados o desleixo governamental deixa a pensar que os refugiados sejam como encosto ou pessoas inferiores do povo brasileiro.
Portanto, conclui-se que o impasse é fruto do preconceito e a falta de apoio do governo. O governo órgão responsável pelo controle do país, deve realizar projetos de inclusão social no mercado de trabalho, pela qual será feito um quesito/lei de que cada empresa/CNPJ que tenha pelo menos 500 funcionários que obrigatoriamente tenha um refugiado, com objetivo de que mais refugiados tenha oportunidade de emprego.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.