Em primeiro lugar, é importante destacar a desonestidade de gestores que culminam em um sucateamento dos serviços prestados à sociedade. Nesse viés, é válido ressaltar a música “Tô feliz( Matei o presidente )2” do escritor e rapper brasileiro Gabriel, o Pensador, na qual o artista imagina uma sociedade onde todos os corruptos sumissem e , como consequência disso, vários aspectos da sociedade melhorariam. Desse modo, é nítido que, assim como na canção de Gabriel, a má atuação de pessoas que deveriam administrar os bens públicos acaba por prejudicar todo o funcionamento social, seja por causa da corrupção, incompetência ou ambos. Assim, infelizmente, tornam-se comuns cenas de hospitais precários, por exemplo.
Além disso, a ineficiência do Estado em prevenir, detectar, punir, e remediar os atos irregulares é preocupante. Segundo o filósofo chinês Confúcio, não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros. Sob essa perspectiva, a inação do governo em corrigir de maneira efetiva os erros cometidos na Administração Pública, além de perpetuar as falhas, acaba tornando-se uma. Dessa forma, se a situação assim for mantida, a sociedade imaginada pelo o Pensador não sairá da letra de sua música.
Portanto, medidas são necessárias para alterar o cenário vigente. Para tanto, o Estado deve localizar e punir todo e qualquer ato que contrarie uma administração íntegra, além de remediar os danos causados pelos atos ilícitos. Tais ações devem ser propostas e asseguradas por meio de leis e da garantia da existência de instituições independentes para aplicá-las, com o objetivo de minimizar o máximo possível qualquer problema relacionado a uma conduta tortuosa por parte de integrantes da gestão do país. Somente assim o lema da bandeira brasileira se refletirá na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.