Dessa forma, a violência é um fenômeno históricos construído por relações socioeconômicas, políticas e culturais específicas, presente em todos os estratos sociais. Porém, alguns grupos são mais vulneráveis à violência e esta pode assumir uma forma física ou simbólica, a qual apresenta símbolos e signos culturais bastante ofensivos porem aceitos por uma grande parcela da sociedade brasileira.
Vale ressaltar, que a homofobia é uma forma de inferiorização com a hierarquização das sexualidade das pessoas homossexuais, estando associada à discriminação e a violência, podendo se constituir em um ódio generalizado sem motivo real, Ademais, ela pode está escondida por trás de apelidos, de provérbios ou do direito de liberdade de expressão, porém a maioria dos autores dos discursos não aceitam que estes sejam classificados como homofóbicos.
Todavia, a imputação do estigma das pessoas homossexuais ainda é frequente apesar dos avanços legais e sociais. Com isso, órgãos como a Secretaria de Diretos Humanos (SDH) e organizações não governamentais(ONG) que lutam pelos direitos desse estrato da sociedade devem organizar e divulgar campanhas, cursos e eventos virtuais que ensinem a detectar e esclarecer os aspectos que constituem um discurso homofóbico e mostrando os danos em vidas, voltadas principalmente para a parcela adulta da sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.