Em uma primeira análise devemos ressaltar como um grande impulsionador da gordofobia no Brasil, a famosa boneca Barbie, onde promove um ideal doentio da imagem corpórea, onde
seu IMC ( índice de massa corporal ) é exageradamente menor se comparado com uma adolescente brasileira. Gerando então, a falta de empatia com a sociedade, pois uma criança cresce idolatrando uma estética de corpo fora da realidade vivida pela população. O filosofo iluminista Voltárie já afirmava "preconceito é opinião sem conhecimento."
Ademais, é fundamental ressaltar a carência de medidas governamentais para combater a gordofobia. Nesse sentido o crescimento deste preconceito ocorre pela má qualidade de
fiscalizações, principalmente nas escolas onde o preconceito gera sequelas por uma exclusão de alunos com elevado IMC, gerando um comportamento anti-social, pela falta de interações com outros alunos. Infligindo assim a constituição federal de 1988, pois o preconceito gordofobico gera violência física e mental, levando a depressão, mutilação ou até mesmo a morte. Hannah Arendet acredita que quando uma atitude ocorre constantemente, ela deixa de ser vista como errada. Logo é inadmissível que esse cenário continue a crescer.
Em virtude, dos fatos mencionados, medidas devem ser tomadas como solução da problemática. Portanto, o Ministério da saúde de mãos dadas com o da educação e comunicação, precisam promover a campanha: “ Meu coração veste muito além de números”, organizando assim conteúdos midiáticos oficiais como, filtros no Instagram onde pessoas iram usar para expressar seu apoio a causa, juntamente com palestra destinado a todos os públicos ressaltando a importância de acabar com este preconceito. Sobretudo, o apoio familiar juntamente com o apoio psicológico para as vítimas. Garantindo assim que todos os cidadãos desfrutem de seus direitos segundo o artigo 6 da constituição federal de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.