Em primeira análise, deve-se ressaltar a falta de comunicação entre o governo e a mídia em influenciar os idosos a saberem seus direitos como um dos principais propulsores do problema. Assim sendo, o Estatuto do Idoso que afirma no Art. 10: É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis, se torna algo de difícil acesso para essa faixa etária da população, e isso faz com que muitos desses cidadãos não tenham seus direitos garantidos ou reivindicados.
Além disso, a falta de debates que visem uma sociedade que respeite todas as faixas etárias, faz com que a inexistência de violência contra o idoso, se torne uma utopia. Para Paulo Freire,“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”Assim sendo, um dos principais causadores dos constantes golpes nos idosos é causado justamente pela falta de debates em instituições educacionais que visem influenciar os educandos a serem mais tolerantes e respeitosos. Destarte, é imprescindível a atuação governamental e social para que tais empecilhos sejam superados.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar esse quadro alarmante, Para tanto, é necessário que as rádio e os canais de tv em parceria com os governos estaduais incentive os idosos através de campanhas publicitárias a conhecerem seus direitos do estatuto do idoso, para que os mesmos, em determinadas situações possam conhecer seus direitos e revindicá-los quando necessário. Outrora, também é importante que o Ministério da Educação invista em palestras nas escolas e faculdades que visem uma sociedade mais respeitosa em todos os âmbitos.Dessa forma, essas medidas serão capaz de mitigar os quadros alarmantes de violência aos idosos em um médio a curto prazo, fazendo com que a profecia de Zweig se solidifique no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada