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Idealizado pelo filósofo Raimundo Teixeira, em 1889, com base nos princípios de positivismo, o tema "Ordem e Progresso" - escrito na bandeira brasileira - expõe um dos objetivos da nação verde-amarela: o avanço da sociedade mediante a defesa da ordem. Nota-se, todavia, que tal propósito se restringe à teoria, uma vez que a evasão escolar configura um grande desafio a ser sanado. Sob essa lógica, compreender a desestruturação familiar, a necessidade de complementação de renda e a gravidez precoce como principais causas do revés é fundamental.
Diante desse cenário, é oportuno pontuar que a necessidade de complementação de renda familiar possui íntima relação com o problema. Acerca disso, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. As autoridades, todavia, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte e, ainda, não direcionam um olhar a ações que poderiam resolver a evasão escolar no Brasil, como propor novas práticas pedagógicas e investir em ferramentas tecnológicas que apoiam o processo de ensino-aprendizagem. Assim, tal negligência inviabiliza a dissolução dessa conjuntura inaceitável e ainda, dificulta a inserção de jovens no mercado de trabalho.
Denuncia-se, outrossim, o agravamento do impasse por parte da desestruturação familiar. Consoante Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, algumas instituições perderam a sua função social, embora ainda mantenham a sua essência. Dessa forma, ao passo que as instituições sociais não cumprem sua obrigação, os impasses voltados à evasão escolar se mantêm em vigor, fazendo, pois jus ao pensamento de Bauman.
Em suma, observa-se a necessidade de atenuar os desafios relacionados à evasão escolar no Brasil. Logo, o Ministério da Educação - órgão responsável pelas diretrizes educacionais em todo o território brasileiro - deve realizar, por meio de propostas pedagógicas, o ensino atrativo aos alunos com metodologias que respondam suas necessidades, com a finalidade de reduzir os índices de evasão escolar e minimizar as desigualdades entre estudantes de diferentes origens. Com efeito, espera-se a consolidação do direito elencado na Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.