Nota-se então, que o ato de ler é essencial na formação do caráter de um indivíduo. Entretanto, de acordo com a UNESCO, apenas 14% da população lê com frequência; essa estimativa tão baixa, deve-se a fatores como, por exemplo, a falta de recursos financeiros e de incentivo à leitura que, mais tarde, refletirá diretamente na vida de muitas crianças que, pela escassez de incentivo vindo de casa, terão contato com a leitura apenas na escola, o que permitirá que elas acabem associando os livros a algo desprazeroso e desnecessário.
Ademais, esses indivíduos terão de lidar ainda com uma maior dificuldade de interpretação, seja do mundo à sua volta, ou de seu próprio eu, e até mesmo quem, onde e quando deve-se impor limites. Assim como é retratado na história da "Cinderela", cujo a madrasta a expõe a condições exaustivas de trabalho e a privação de direitos básicos, como, por exemplo, momentos de lazer e o cultivo de relacionamentos sociais. Partindo desse exemplo, percebe-se que a literatura é uma ferramenta essencial no desenvolvimento do senso crítico de uma criança, bem como suas visões acerca das injustiças do mundo.
Portanto, é necessário que o governo promova um plano de ação pautado pelo Ministério da Cultura, que tenha como foco a criação de uma lei que proporcione à população menos favorecida, a possibilidade de compra de livros com um preço acessível para seus filhos, bem como sejam feitas campanhas e projetos onde sejam apresentados dados elaborados por profissionais que apontem a importância da leitura no desenvolvimento intelectual dessas crianças. Além de que haja também uma conscientização das famílias a fim de que estimulem a curiosidade em seus pequeninos, mostrando a eles que existem muitos mundos e aventuras escondidos dentro de um conjunto de páginas. Que ler, é mais do que só ler. É, como disse George R. R. Martins: "A possibilidade de viver mil vidas". E é lendo, que um homem é capaz de formar seus ideais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada