Em primeira análise, a má atuação do Estado na construção da lei mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. Visto que, se essa medida for aprovada, ocorrerá um crescimento dos preços, por conseguinte, atingirá tanto o dono da livraria, com a queda de vendas, quanto a população, dificultando o acesso à literatura. Esse cenário é antagônico ao pensamento do filósofo Thomas Hobbes, segundo ele, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil.
Outrossim, a ausência de manifestação social por parte dos brasileiros ainda é um grande impasse para a resolução da problemática. Nessa situação, com o aumento dos preços, haverá um retrocesso na democratização do acesso à literatura, visto que a classe pobre não terá recursos para adquirir os livros. Dessa forma, é possível perceber que semelhante a Física, na qual a Inércia é a tendência de um corpo permanecer parado quando nenhuma força atua sobre ele, a sociedade brasileira está inerte em relação à ameaça de seus direitos.
Convém, portanto, que, de modo urgente, medidas sejam tomadas. Desse modo, é fundamental a revisão e reformulação dessa lei, que pretende aumentar a taxação, pelas comissões da Câmara e do Senado, em parceria com consultas públicas. Tais consultas devem ser amplamente divulgadas nas redes sociais, para o público em geral ter acesso e se posicionar. Além disso, em tais consultas, seria viável disponibilizar para download uma cartilha em PDF que contemple os detalhes da lei proposta, para que esse entrave nacional não só ganhe respaldo legal, como também o faça de maneira consciente por parte da população. Dessa forma, a máxima de Hannah Arendt seria concretizada na realidade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada