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Por euLe8
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Terry Chris, ator conhecido por interpretar na série “Todo mundo odeia o Chris”, já relatou ter sofrido uma serie de abusos do pai quando tinha apenas 5 anos. Além desse, existem vários outros casos de violência e abuso contra crianças. Nesse contexto se mostra evidente que ausência de educação socioemocional e a ineficiência da justiça brasileira dificultam um melhor controle da criminalidade contra as crianças.
Em primeiro plano, a educação socioemocional busca desenvolver habilidades para auxiliar as crianças e jovens a lidarem melhor com situações de conflito e empatia. Sendo assim a frase “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos” do filósofo Pitágoras se mostra cada vez mais assertiva e encaixada no prisma da sociedade atual. Dado que, esses valores são fundamentais para não só conviver em sociedade, mas também para que no futuro possam ter um bom comportamento em relação a si e aos outros. Assim as crianças teriam um melhor desenvolvimento social, diminuindo consideravelmente a taxa de criminalidade.
Por outro prisma, a justiça brasileira também se mostra como um empecilho para a atenuação de atos criminosos contra jovens. De acordo, com o ECA (estatuto da criança e do adolescente) o estado tem não só a obrigação de proteger a criança e o adolescente de qualquer tipo e violência como também de proporcionar meios para seu desenvolvimento pleno. Porém na realidade, os jovens encontram dificuldades para recorrer a essas ajudas maiores, como o medo de denunciar abusos e não serem amparados corretamente ou a falta de provas necessárias. Dessa forma, muitos deles optam por não fazer a denúncia, pondo em risco a própria saúde.
Ademais, se mostra mais do que necessário a instrução das crianças para com o meio e a proteção das mesmas de possíveis violências. Sendo assim, é preciso que o governo insira aos currículos escolares disciplinas para a cidadania, além de atentarem a uma fiscalização melhor nas crianças, instruindo-os a sempre questionar, falar sobre o que lhes afeta dando indicações adaptadas ao grau de desenvolvimento das crianças. Dessa forma será possível uma redução nas taxas de criminalidade contra crianças e uma sociedade mais preparada para lidar com situações parecidas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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