Podemos ver o que aconteceu na Escola Estadual Professor Raul Brasil em suzano, A dupla de atiradores Guilherme Taucci Monteiro e Luiz Henrique de Castro, ex-alunos, mataram cinco estudantes e duas funcionárias da escola. O motivo do massacre em Suzano nunca foi, de fato, esclarecido. Contudo, a versão estabelecida pela investigação policial é de que os responsáveis pelo crime planejavam isso a meses. A polícia diz que os dois tinham um "pacto" segundo o qual cometiam ocrime e depois se suicidaram.
Dentre os casos a violência mas comum, podemos citar as ameaças feitas por alunos a professores, sobretudo a respeito de baixo rendimento escolar. Para muitos estudantes, a "nota" é compreendida como ofensa pessoal. Alguns ficam no enfrentamento verbal, enquanto outros partem para agressão. Além disso, é fundamental a orientação de especialistas em ambiente escolar. A psicopedagogia pode ser utilizada para que os estudantes se sintam à vontade com o diálogo, com a construção de relações de empatia para com seus colegas e com o ambiente em que passam a maior parte do seu tempo. Só assim, revendo regras e debatendo ideias, será possível fazer do ambiente escolar um verdadeiro aprendizado para a vida em sociedade e não um lugar de atitudes violentas.
O estado tem que permitir mas segurança/ militares no anbiente escolar.
Os pais tem que conversa mas com os seus filhos e dizer que na escola as pessoas tem vidas diferente.
Outro papel de relevância cabe à cultura e à educação, levando ao resgate da auto-estima possibilitando superá-los e gerar solidariedade. O fortalecimento da auto-estima dos alunos serve para combater oque aconteceu em suzado: violência escolar
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada