Primeiramente é importante destacar a importância em praticar esportes para garantir um equilíbrio físico e mental. Historicamente as mulheres foram afastadas desses ambiente, na Grécia antiga o esporte era empregue como um objeto pedagógico para disciplinar o corpo, por esses motivos a participação de mulheres era proibida pois acreditavam que tal realização as masculizaria. No entanto, os tempos mudaram e estas concepções se tornam cada vez mais ultrapassadas.
Segundamente, com o passar do tempo as mulheres foram ocupando diversos ambientes, assim como o esporte. Mas tal preconceito as acompanha, independente da época. Com isso a desvalorização da mulher enquanto profissional esportiva infelizmente ainda é muito comum. Segundo a professora de educação física da USP, Katia Rubio, as mulheres sofrem preconceito nos esportes e defasagem na conquista de medalhas olímpicas. Diante disso é visível a necessidade de tomar medidas adequadas à situação.
Por tanto é imprescindível instituir ações para combater esta realidade. Para isso, é imprescindível que o ministério da cidadania crie políticas públicas de inserção da mulher no esporte, por meio de propagandas e campanhas, por intermédio de redes sociais e comerciais com o objetivo de combater o preconceito da mulher no esporte. Além de criar mais oportunidades para mulheres, como a criação de mais bolsas atletas para jovens garotas, com a finalidade de aumentar o interesse destas na área do esporte, assim como promover o bem estar físico e mental. Deste modo, o Brasil avançará muito neste quesito, se tornando o país exemplo no quesito mulheres no esporte.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.