//
Em primeira análise, é importante destacar que a participação da família na educação financeira da criança propocia um melhor entendimento futuro com seu planejamento financeiro familiar. Visto que, ações como pagamentos, investimentos, juros entre outros podem ser facilmente aprendidos. De forma análoga, na frase "O preço é o que você paga, o valor é o que você leva" do investidor americano Warren Buffet é reforçada essa ideia. Logo, fica evidente a necessidade de concientizar as familias a ensinar desde cedo esse valor.
//
Ademais, ressalta-se também que esse valor apresenta-se contraditório com a participação ativa do capitalismo. Já que, o capitalismo exacerbado, atualmente, demonstra a ideia de que quantos mais gastamos mas feliz estamos e mais próximos de uma vida de bem-estar. Segundo o romancista machado de assis o dinheiro não traz felicidade para quem não sabe usa-lo, deixando claro a ideia de que essa problemática deve ser trabalhada por um orgão responsável.
//
Portanto, é notória a necessidade de medidas que freiem os problemas econômicos familiares. Logo o Ministério da Cidadania juntamente com a mídia devem por meio de campanhas, informar as famílias da importância precoce da educação econômica, como uma solução para problemas futuros. Para que, somente assim o valor exposto por Warren trabalhe em consonância com a de Machado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.