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Por nandapand4
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#70076
Observando o cenário de cinco séculos atrás, é inegável que a desigualdade social, que começa no período Pré-Colonial com a chegada dos Portugueses, se perpetua até os dias atuais e em diversas regiões do Brasil. Entre as principais causas desse desequilíbrio no País, estão: concentração irregular de dinheiro e poucas oportunidades de trabalho.
Segundo o pensador brasileiro João Carlos, "O problema da desigualdade social não é a falta de dinheiro para muitos, e sim o excesso nas mãos de poucos". Quase 30% da renda do Brasil está nas mãos de apenas 1% dos habitantes do país, ou seja, é a maior concentração do tipo no mundo, o que indica a Pesquisa Desigualdade Mundial 2018, e o que influencia diretamente no desiquilíbrio do PIB dos estados nativos.
Além disso, a falta de possibilidades de emprego para 32,9 milhões de brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), causa um grande impacto nas diferenças regionais brasileiras, pois ela representa mudanças brutais de valores financeiros.
Em virtude dos fatos mencionados, para erradicalizar definitivamente essa problemática de fruto histórico, é indispensável que o Ministério da Economia e o Governo promova ofertas de trabalho formal e decente para todos os trabalhadores, com o intuito de atenuar as desigualdades entre as demais regiões do País.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por beatrix
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#70096
Boa noite! Eu não sou profissional, mas espero ajudar.
Acho que não ficou claro no texto os impasses relacionados as desigualdades entre as regiões do país. Para tentar facilitar, tente citar as palavras ou sinônimos do tema da redação nos parágrafos de desenvolvimento para garantir que não ocorra o tangenciamento .
Seus parágrafos estão pequenos isso pode refletir em um texto mais expositivo que argumentativo. Nesse caso, coloque nos inicio do paragrafo, logo após o conectivo, um tópico frasal (um pequeno resumo do seu parágrafo e um desenvolvimento da sua tese).
Na proposta de intervenção faltou descrever o modo/meio da ação (promover empregos) e fazer um detalhamento (para facilitar o detalhamento escreva um pouco sobre o agente, no caso desse texto, o Ministério).
Com poucos ajustes sua nota pode subir muito. Espero ter ajudado!
0
Por Fernandaah
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#70388
@nandapand4,
Introdução:
É composta por: Contextualização
Tese
Encaminhamento argumentativo

( CONTEXTUALIZAÇÃO)Observando o cenário de cinco séculos atrás, é inegável que a desigualdade social, que começa no período Pré-Colonial com a chegada dos Portugueses, se perpetua até os dias atuais e em diversas regiões do Brasil. (ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO) Entre as principais causas desse desequilíbrio no País, estão: concentração irregular de dinheiro e poucas oportunidades de trabalho.

NESSE PARÁGRAFO VOCÊ SÓ APRESENTOU AS CONTEXTUALIZAÇÃO E O ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO, PORÉM AS IDEIAS NÃO ESTÃO BEM COERENTES, AS LIGAÇÕES DE FRASES DEVE SER MAIS EXPLÍCITAS, COM CONECTIVOS E COM O AUXÍLIO DE 3 OU 4 PERÍODOS ,OU SEJA ,PONTOS PARA SEPARAR INFORMAÇÕES.

Os Desenvolvimentos são compostos:
Tópico frasal: RETOMADA DO ARGUMENTO1
Explicação: EXPLICAÇÃO DO TÓPICO FRASAL
Exemplificação: APRESENTAÇÃO DE ALGUM DADO
Fechamento crítico: UMA CRÍTICA SUA OU DE UM AUTOR

(TÓPICO FRASAL)Segundo o pensador brasileiro João Carlos, "O problema da desigualdade social não é a falta de dinheiro para muitos, e sim o excesso nas mãos de poucos".(EXEMPLIFICAÇÃO) Quase 30% da renda do Brasil está nas mãos de apenas 1% dos habitantes do país, ou seja, é a maior concentração do tipo no mundo, o que indica a Pesquisa Desigualdade Mundial 2018, e o que influencia diretamente no desiquilíbrio do PIB dos estados nativos.

NESSE PARÁGRAFO FALTOU A EXPLICAÇÃO E A CRÍTICA , EM TODOS OS PARÁGRAFOS DE UMA REDAÇÃO ESCREVE 3 OU 4 PERÍODOS PARA AS IDEIAS FICAREM BEM DISTRIBUÍDAS, CUIDADO ⚠️VC NÃO PODE INICIAR UMA IDEIA E JÁ PARTIR PARA O FINAL.


Além disso, a falta de possibilidades de emprego para 32,9 milhões de brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), causa um grande impacto nas diferenças regionais brasileiras, pois ela representa mudanças brutais de valores financeiros.

OBS.: PARÁGRAFO MUITO PEQUENO, LEMBRE-SE QUE OS DESENVOLVIMENTOS SÃO MUITO IMPORTANTES PORQUE É NESSA PARTE QUE DESENVOLVE AS IDEIAS (ARGUMENTAÇÃO), COMO VC VAI CONSEGUI APRESSNTAR O PROBLEMA E EXPLICAR EM APENAS 5 LINHAS ???

Conclusão é composta:
Ação: (o que?)
Agente:(quem?)
Meio/modo:(como?)
Efeito/finalidade:(para quê?)
Detalhamento:( explicação e exemplos)

Ação:A sua proposta de intervenção deve partir de uma ação concreta para intervir no problema. Para isso, pergunte a si mesmo:"o que é possível fazer para intervir no problema apresentado no tema?" Normalmente, essa ação vai ser marcada por um verbo propositivo.
Agente: Depois de pensar na ação, você deve informar quem seria o responsável pelo seu planejamento e execução. É muito comum que a responsabilidade seja de orgãos governamentais, como ministérios, prefeituras e secretarias.
Meio/Modo: Também é necessário deixar marcado de que modo a ação será colocada em prática.
Efeito/finalidade: O efeito se refere ao objetivo da ação que você está propondo.É o resultado que você espera obter com a sua intervenção.
Detalhamento:Os detalhamentos nada mais são do que exemplos e explicações sobre os quatro elementos que vimos até aqui (ação, agente,modo e efeito.)


Em virtude dos fatos mencionados, para erradicalizar definitivamente essa problemática de fruto histórico, é indispensável que o ( AGENTE)Ministério da Economia e o Governo (AÇÃO)promova ofertas de trabalho formal e decente para todos os trabalhadores, (FINALIDADE)com o intuito de atenuar as desigualdades entre as demais regiões do País.

OBS.: FALTOU MEIO/MODO E DETALHAMENTO
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Por Nilldo
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#70391
Geralmente comenta-se , com frequência, a respeito da falta de igualdade entre os homens e as mulheres em aspectos geral , desmerecendo os esforços e direitos que elas conquistaram ao decorrer do período histórico.
Nota-se a princípio que com toda as conquistas as mulheres não são valorizadas, nem tem os respectivos respeito pela sociedade que merecem , vemos nós dias atuais que a maioria delas que estão a lutar pelo que lhes pertence , são assassinadas o índice mostra-se que atualmente a taxa de feminicídios no Brasil é registrada como a 5ª mais alta do mundo. Segundo o Mapa de Violência 20155, o número de assassinatos chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres. O mesmo Mapa aponta que, entre 1980 e 2013, 106.093 pessoas morreram por serem mulheres.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse, sendo assim a secretaria de políticas para mulheres deveriam elaborar projetos que assistiam melhor os assuntos em questão desenvolvendo órgãos públicos para prestarem melhor assistência a esse público, pois a luta por esses direitos é histórica e o real sentido dessas manifestações e manter os que já foram conquistados e além disso a rede de educação geral deve-se mudar o entendimento dos jovens sobre o papel das mulheres na nossa sociedade fazendo assim uma psicologia reversa e assim continuar o caminho para outras vitorias.
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