Em primeira análise, é necessário ver o impacto que o abandono, a falta de cuidados e as garantias de vida deixam na sociedade, sendo a taxa de idosos despejados de suas moradias - maior que 16%, segundo o Disque 100 (serviço de denúncias do Governo Federal) -. Esses dados mostram como é preocupante a exclusão das pessoas de terceira idade nas famílias. Dessa forma, o país tende a aumentar a população maior que 60 anos morando nas ruas, falecendo por falta de cuidados e sem acesso básico, regredindo na condição de vida dos brasileiros e fora da lei dos direitos humanos
Ademais, faz-se indispensável observar a consequência de idosos sem pensão financeira ou aposentadoria no país, no mundo mais de 48% das pessoas, com idade para se aposentar, não recebem nenhum tipo de benefício (porque não sabem ler ou são moradores de rua). Tais informações deixam nítido a preocupação que se deve ter com pessoas da terceira idade. Desta maneira, a presença de indivíduos com mais de 60 anos sem aposentadoria tende a aumentar junto com as taxas de idosos nos mundo, deixando ainda mais sociedade mais velha em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Portanto, o Governo Federal tem que promover ações incentivando os cuidados dos idosos por parte das famílias. Por meio, de propagandas informativas - com curtas metragens ou pequenas animações - demonstrando sobre os riscos de abandonos destes indivíduos, com finalidade de diminuir a situação de pessoas com mais de 60 anos moradores de rua. O Ministério da Economia promover a regularização da aposentadoria para todos baseados no total da população mais antiga, fazendo assim, um país mais justo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.