Avatar do usuário
Por Tatianee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69762
A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país prevê em seu artigo 6°, o direito ao transporte como inerente à todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a democratização do acesso ao cinema no Brasil, dificultando deste modo a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de transportes públicos para comunidades de baixa renda. Nesse sentido, pessoas com dificuldades financeiras não tem a oportunidade de frequentar o cinema no Brasil. Essa conjuntura segundo as ideias do filósofo John locke, configura -se como uma violação ao "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como o transporte, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de interesse da população de buscar seus direitos como impulsionador dessa negligência no país. O que, segundo as ideias do filósofo Platão, "tente mover o mundo, o primeiro passo é mover a si mesmo". Diante de tal exposto, deve-se contestar a realidade que vivem. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que a mídia, por intermédio de TV e redes sociais, divulgue com o dever de informar aos cidadãos sobre seus direitos para que possam ter acesso ao cinema no Brasil, a fim de torna-se uma população com igualdade. Assim torna-se-á possível construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos da magna carta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por AnaBelatriz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#70325
Olá! Sou nova na plataforma, e ainda estou aprendendo a fazer redações, mas irei te ajudar com o conhecimento que tenho.🤗🤗🤗🤗

PONTOS POSITIVOS

Temos uma boa estrutura de texto, mas você não soube utilizá-la nesse tema da redação.
Temos repertórios socioculturais e uma boa proposta de intervenção poderia ter citado o governo.
E não vi erros gramáticais.👏👏👏
PARABÉNS CADA ACERTO CONTA NO FINAL!



PONTOS NEGATIVOS

Temos muitos pontos negativos, mas o pior de todos é a fuga ao tema pois ele pode fazer uma redação levar nota zero. 🙈🙈🙈
Então, leia com atenção os textos motivadores pra compreender melhor, ok😊?
Pois, temos no tema a "democratização do acesso ao cinema no Brasil" .
Mas, como no repertório que você utilizou na redação, o artigo 6° da Constituição ele não garante o direito ao transporte.

Mais são direitos assegurados no artigo 6° o seguinte: Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta na Constituição.

Com isso, fica claro que o tema que você escreveu é sobre o transporte, e não sobre o " a democratização do acesso ao cinema no Brasil".

Mais se o transporte se concetasse de alguma forma com o tema, não seria fuga ao tema. Contudo, os argumentos utilizados e a tese utilizada na redação não faz essa conexão com o tema.

Ficou claro que você não entendeu a proposta de redação, mais vou te ajudar a entender melhor!
Vemos na sua tese a explicação de que as pessoas não têm condições de ir ao cinema por falta de transporte, mas essa não foi a melhor explicação.
Sugiro colocar os preços de cinema aqui no Brasil, que não são acessíveis, para pessoas que não tem condições, e que não tem medidas governamentais no Brasil para que essas pessoas frequentar o cinema de forma gratuitamente. Por quê a cultura é um direito do cidadão. E os meios para que seja possível que o cidadão frequente o cinema aí se encaixaria perfeitamente o transporte, Já que pessoas do interior e em regiões mais pobres não tem condições de arcar com transporte também.

E você utilizou o conectivo conquanto e não utilizou a vírgula após. Conquanto não é conectivo adversativo, então surgiro colocar no lugar "todavia". E após conectivos sempre colocamos a vírgula.

E você colocou esse repertório Carta Magna, mas ele não está escrito nem na introdução, nem no desenvolvimento. Nois só podemos voltar a uma citação que a gente colocou no texto, então você poderia ter citado outro repertório que você utilizou no desenvolvimento para finalizar a sua redação.
(Assim torna-se-á possível construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos da magna carta.

E na proposta de intervenção você poderia ter citado o governo, 'medidas governamentais' além da mídia ficaria top.

PARABÉNS PELA REDAÇÃO,👏👏👏👏 TEM MUITOS ERROS MAS TODO MUNDO APRENDE COM O TEMPO, TREINE BASTANTE E COLOQUE EM PRÁTICA TUDO O QUE EU TE FALEI.🤗🤗🤗🤗
ACREDITO EM VOCÊ! NÃO DESISTA!!!

Olá! Sou nova na plataforma e ainda estou aprendendo a fazer redações, mas irei te ajudar com o conhecimento que tenho. Peço desculpas se errar alguma informação ainda estou aprendendo!!! 🤗🤗🤗
0
Avatar do usuário
Por Tatianee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#70364
Oi, @AnaBelatriz, primeiramente gostaria de agradecer pela ajuda, mas a constituição Federal garante o direito ao transporte também. Talvez a informação que você pegou esteja desatualizada. Mas obrigada pelo seu tempo e pelas dicas.❤👍
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 90, de 2015) :) :)
0
Avatar do usuário
Por Tatianee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#70370
E a magna carta foi retomada da constituição Federal, errei em vírgulas, e até esqueci de digitar algumas palavras, só vi depois..
@AnaBelatriz
"O Brasil também tem uma carta magna, a constituição de 1988, essa é a mais atualizada. Também conhecida como constituição cidadã, ela é a décima do mundo em previsão de direitos. De acordo com o CPP (Comparative Constitutions Project), a carta magna brasileira soma atualmente 79 direitos."
0
Avatar do usuário
Por AnaBelatriz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#70376
@Tatianee, meu Deus! Me desculpe deve estar desatualizada mesmo 🤦‍♀️🤦‍♀️🤦‍♀️

Olá! Sou nova na plataforma e ainda estou aprendendo a fazer redações, mas irei te ajudar com o conhecimento que tenho. Peço desculpas se errar alguma informação ainda estou aprendendo!!! 🤗🤗🤗
0
Avatar do usuário
Por AnaBelatriz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#70378
@Tatianee, já atualizei a sua nota e parabéns! Mais uma vez me desculpe! 🙈🙈🙈

Olá! Sou nova na plataforma e ainda estou aprendendo a fazer redações, mas irei te ajudar com o conhecimento que tenho. Peço desculpas se errar alguma informação ainda estou aprendendo!!! 🤗🤗🤗
0
Avatar do usuário
Por geoca
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#70432
Olá, tudo bem? sou estudante, então estarei apenas dando minha opinião sobre o seu texto! Desde já, me desculpe se achar que fui inconveniente em alguma parte das minhas observações.

Primeiramente, gostaria de parabeniza - la pois percebi que é boa na argumentação e possui um amplo repertório sobre as demais áreas do conhecimento! Agora, mostrarei meu ponto de vista.
    Percebi que possui alguns erros relacionado as vírgulas, principalmente após os conectivos. Então, só tente dar uma atenção á isso!
      A introdução do seu texto deixou a entender que não compreendeu de forma clara o tema. Visto que, colocou como repertório a constituição e citou o meio de transporte. Acredito que tenha feito isso como uma forma de apresentar seu primeiro argumento. Porém, no início do parágrafo da introdução esperamos um repertório que venha a mostrar que o tema é um problema na sociedade brasileira.
        Uma das partes da introdução se dá pela presença da tese, onde será apontados seus argumentos. Percebi uma pequena falta da mesma. E caso, seu objetivo na redação era apenas mostrar as causas dos problemas nos próprios parágrafos de desenvolvimento. Acharia melhor não apresentar nenhum dos argumentos. Já que, você apresentou o primeiro argumento ( questão estrutural dos transportes); porém não apresentou o segundo argumento (falta de interesse da população), tornando o parágrafo confuso.
          Na conclusão, você tentará apresentar a solução para as causas que fazem o problema existir. Aqui, seria bom colocar também como um dos argentes os órgãos governamentais. visto que, um dos impasses do problema era a negligência do governo no investimento estrutural.

          Espero que tenha ajudado! E parabéns pela redação!! :)
          0
          Similar Topics
          Tópicos Estatísticas Última mensagem
          11 Respostas 
          526 Exibições
          por Samara102006
          0 Respostas 
          164 Exibições
          por castgiih
          0 Respostas 
          71 Exibições
          por annydograu
          0 Respostas 
          64 Exibições
          por shelmichelle
          0 Respostas 
          68 Exibições
          por glaycesantos
          0 Respostas 
          51 Exibições
          por graziiii
          1 Respostas 
          78 Exibições
          por graziiii
          1 Respostas 
          343 Exibições
          por OlrenBeat
          0 Respostas 
          89 Exibições
          por alyssonmj
          0 Respostas 
          42 Exibições
          por Davi061216

          Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

          A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

            Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

          De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

          Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

          Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM