Nessa perspectiva, a negligência da sociedade é imposta sobre o tal. Segundo os dados do Governo Federal, só no primeiro semestre de 2021 mais de 33,6 Mil casos de violação de direitos humanos foram registrados contra o idoso no país. Desde a criação das leis, ONGs, etc, a sociedade ainda se omite diante os diversos casos de violência, sendo eles físicos, mentais, institucionais, moral e financeiro. Assim gerando, contudo, expectativa de confiança e reflete na mudança de comportamento.
Pela mesma razão, vale ressaltar o abuso ao idoso que tem relação ligada as formas de combater essa tal violência. Engloba-se nesse meio o abuso físico e psicológico, onde é interferido de modo com que os mesmo, ao sofrer a ação, se põe a riscos vindo diretamente, e até mesmo, da família ou de cuidadores. Nesse viés, é preciso ser combatido de forma justa, segura e confiável o infringimento deste problema.
Logo, é evidente para o governo e a nossa sociedade os meios no qual podemos utilizar para combater a violência contra o idoso, como denúncia pelos telefones 190 e 100, acompanhamento das políticas públicas dos Municípios pelas entidades competentes. Podemos também fazer mobilizações para fins combatentes desse processo através de encontros, criação de núcleos de apoio, uma breve preparação para quem se dispõe a cuidar destes idosos, acompanhamento em relação à saúde, etc. De modo a valorizar sua moral, como família, e respeitando seus direitos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.