Primeiramente devemos ressaltar que essas agressões ( físicas e mentais) não ocorrem primeiro na escola e muito menos no trabalho, mas sim em suas próprias casas e entorno de seus familiares, como “parentes tóxico”, pois já no início de sua vida a criança lida como pôr exemplo, só poder brincar e vesti-se com cores predeterminadas pela sociedade, azul para meninos e rosa para meninas.
Já na sociedade como escolas, universidade e no mercado de trabalho esse grupo sofrer cada vez mais, pois observamos uma não aceitação, não se sentem incluído. Habermas diz que: “ incluir não é apenas trazer para perto, mas sim RESPEITAR e crescer junto”, assim o artigo 6 da constituição federal de 1988 onde diz que todos os seres humanos possuem direitos iguais na saúde, educação, alimentação, cultura segurança e entre outros. Por que machucar uma pessoa que só quer sua visibilidade na sociedade, se visto como ser humano e desfrutar de seus direitos?
É de grande importância que entrem em ação os ministérios da família, dos direitos humanos e educação juntamente com o apoio das mídias com a finalidade respectivamente de oferecer suporte a toas as famílias, junto de apoio psicológico não apenas para as vítimas mas para seus agressores, para entenderem que todos somos iguais e portamos os mesmos direitos, apoiando enfim essa causa. Ja dizia Platão “ eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.