Em primeira analise, faz-se necessario o apontamento da forma com que heranças culturais erroneamente executadas mantem a limitaçao da vida util e do consumo imoderado no país. A cultura indigena, desde seus primordios, busca extrair da natureza sua fonte de sobrevivencia, alimentaçao e moradia.Conquanto, ao analisar-se o Brasil contemporaneo- é visto queo consumo exacerbado e a obsolescencia programada, atraves do auto consumo de materias primas e do descarte irresponsavel de dejetos, acabam indo de encontro ao conceito de sustentabilidade. Deste modo, para que a cultura daqueles que merecem o titulo de pais da patria não seja deturbado por ações anti-sustentáveis torna-se essencial o combate a essa realidade negativa no solo verde-amarelo.
Ademais, deve-se ressaltar a forma com que a ineficácia estatal torna o Estado um dos principais responsaveis pela permanencia do consumo excessivo e da diminuição proposital da vida util de produtos no país. Ao analisar-se, porem, a CDC (Codigo de Defesa ao Consumidor) é visto que qualquer ação que diminua propositalmente a vida util de qualquer produto configura-se como uma violação dos direitos reservados ao consumidor. Porém, é visto que, junto com as questoes ambientais - poluição, escassez de recursos naturais - a absolescencia programada, que por sua vez é uma das formas de manutenção do consumismo, configura-se como um problema de impacto nacional.
Compreende-se, portanto, que os problemas, juridicos e ambientais, atrelados ao exagero no consumo e a redução progressiva da vida util de produtos seja combatida no Brasil. Para isso torna-se imprescindivel que o Estado, em coligação com a escola - uma vez que a mesma apresenta forte caracter de modificadora social - busque eliminar, por meio da maior ficalização do CDC e da criação de programas ambientais relacionados a resolução de tal problematica, essa realidade negativa, para que assim o Estado se torne ativo na resolução de problemas sociais no país. Deste modo a cultura indigena deixará de ser deturbada em ambito nacional e o progresso social adjunto da sustentabilidade seja enfim uma realidade nacional
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada