Avatar do usuário
Por Kassia22
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69978
A série televisiva Modern Family expõe o dia a dia de uma família que abrange a diversidade mostrando o relacionamento familiar entre várias pessoas com diferentes gêneros, raças e sexualidades. No entanto, para além da ficção, a família contemporânea e sua representação em questão no Brasil não é uma realidade já que, o modelo familiar não convencional ainda é um tabu que se perpetua pela intolerância e o silenciamento.
Certamente, a dificuldade de respeitar a diversidade contribui para que não exista representatividade de uma família contemporânea. Tal fato ocorre uma vez que, a sociedade possui a tendência de excluir, atacar, reprimir e esconder tudo que julga ser diferente, porque não tem a capacidade de tolerar e respeitar o que foge do estilo de vida que ela considera comum. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman na obra Modernidade Líquida, o indivíduo contemporâneo não respeita aquilo que vai de encontro ao que julga ser normal e correto. Com base nisso, o respeito, a representação da multiplicidade e diversidade, só ocorrerá quando a sociedade aceitar aquilo que diverge do que julga ser normal.
Ademais, o silenciamento é uma causa latente para o problema. Isso se verifica pois, na questão dos debates, peças cinematográficas, livros populares que representam lares modernos, que ainda são muitos poucos, tendo em vista a relevância do tema, visto que, é necessário discutir sobre como a família contemporânea e sua representação, é fundamental para aceitação e promoção do bem-estar dos indivíduos e as famílias pertencentes. De acordo com o filósofo Foucault, a sociedade moderna tem muitos temas silenciados para que modelos convencionais da sociedade sejam mantidas. Diante disso, por causa do silenciamento, o racismo, homofobia entre outros preconceitos, são perpetuados.
Em suma, a família contemporânea e sua representação em questão no Brasil ainda é pequena e necessita de mais visibilidade. Portanto, cabe ao Ministério da Educação, retirar o silenciamento acerca do tema, por meio de debates mensais, palestras em escola, estímulo à produção de materiais culturais que dêem visibilidade aos lares modernos, a fim de promover o respeito. Outrossim, cabe a mídia, fazer cartilhas nas plataformas digitais que apresentam famílias modernas no cotidiano delas. Dessa forma, faz-se um Brasil melhor em que a representatividade e o orgulho da diversidade não faça parte apenas da ficção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por nickxry
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69994
Oii! Tudo bem? Espero que sim!! 🌻

Sou a Nick e irei corrigir sua redação. Sou iniciante também, então se discordar de algo, fique à vontade.
Infelizmente, eu não me vejo experiente o suficiente para dar uma nota para cada competência, por isso, farei apenas comentários, okay?

Vamos por partes, começando pela Introdução. 🌿

🌱 Introdução:


A série televisiva Modern Family expõe o dia a dia de uma família que abrange a diversidade mostrando o relacionamento familiar entre várias pessoas com diferentes gêneros, raças e sexualidades. [Contextualização] No entanto, para além da ficção, a família contemporânea e sua representação em questão no Brasil não é uma realidade [Tese] já que, o modelo familiar não convencional ainda é um tabu que se perpetua pela intolerância [Argumento 1] e o silenciamento. [Argumento 2]
[Encaminhamento argumentativo?]


Correção:
Adorei sua introdução! Consegui identificar todos os períodos, só faltou o encaminhamento argumentativo.

Contextualização ✅
Tese ✅
Encaminhamento Argumentativo ❔


*Chamo atenção para o uso da vírgula após a conjunção “já que”. No caso, seria mais adequado o emprego da vírgula antes do conectivo, pois ele está fazendo o papel de uma conjunção causal.

Veja outro exemplo:
Não veremos os animais e as árvores do parque, pois foram sacrificados. [conjunção causal]

🌱 Desenvolvimento 1:


Certamente*, a dificuldade de respeitar a diversidade [Argumento 1] contribui para que não exista representatividade de uma família contemporânea. [Tópico Frasal] Tal fato ocorre uma vez que,** a sociedade possui a tendência de excluir, atacar, reprimir e esconder tudo [o] que julga ser diferente, porque não tem a*** capacidade de tolerar e respeitar o que foge do estilo de vida que ela considera comum. [Explicação e Problematização] Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman [,] na obra Modernidade Líquida, o indivíduo contemporâneo não respeita aquilo que vai de encontro ao que julga ser normal e correto. [Repertório] Com base nisso, o respeito, [substitui a virgula por “e”] a representação da multiplicidade e diversidade, só ocorrerá quando a sociedade aceitar aquilo que diverge do que julga ser normal. [Finalização]

Correção:

Adorei seu desenvolvimento 1 também, parabéns! Tem uns errinhos com vírgula aqui e ali, tudo normal.

Tópico Frasal ✅
Comprovação/Repertório ✅
Explicação e Problematização ✅
Finalização ✅


*Prefira utilizar um conectivo como “Primeiramente”, “Em primeiro lugar”, “A princípio”, etc...

**o conectivo “uma vez que” é causal, não é necessário o emprego da vírgula após ele.

*** o “a” é desnecessário.


🌱
Desenvolvimento 2


Ademais, o silenciamento [Argumento 2] é uma causa latente para o problema. [Tópico Frasal] Isso se verifica pois, na questão dos debates, peças cinematográficas, livros populares que representam lares modernos, que ainda são muitos poucos, tendo em vista a relevância do tema, visto que, é necessário discutir sobre como a família contemporânea e sua representação, [não é necessário vírgula aqui] é fundamental para aceitação e promoção do bem-estar dos indivíduos e as** famílias pertencentes. [Explicação] De acordo com o filósofo Foucault, a sociedade moderna tem muitos temas silenciados para que modelos convencionais da sociedade sejam mantidas***. [Repertório] Diante disso, por causa do silenciamento, o racismo, homofobia [e] entre*** outros preconceitos, são perpetuados.

Correção:

Tópico Frasal ✅
Comprovação/Repertório ✅
Explicação e Problematização ✅
Finalização ✅


**das
***mantidos, pois o verbo se refere ao sujeito masculino “modelos convencionais da sociedade”.
****Acho que não precisaria de um ‘entre outros’ aqui, apenas um “e outros preconceitos” estaria ótimo. Opinião pessoal.



Vou falar sobre a parte verde destacada. A ideia é ótima, eu entendi o que você quis dizer, mas só depois de ler umas 5 vezes jjkkjj. Acredito que o uso excessivo da vírgula deixou a explicação um pouco confusa. Eu a reescrevi de outra forma, dá uma olhada.

Isso se verifica pois, tendo em vista a relevância do tema, ainda é baixa a representatividade de lares modernos na questão dos debates, peças cinematográficas e livros populares. Sendo assim, é necessário discutir sobre como a representação da família contemporânea é fundamental para aceitação e promoção do bem-estar dos indivíduos e das famílias pertencentes.



🌱 Conclusão:

Em suma, a família contemporânea e sua representação em questão no Brasil ainda é pequena e necessita de mais visibilidade. [Fechamento] Portanto, cabe ao Ministério da Educação [Agente], retirar o silenciamento* acerca do tema [Ação], por meio de debates mensais, palestras em escola, [substitui a vírgula por “e”] estímulo à produção de materiais culturais [Modo] que dêem** visibilidade aos lares modernos a fim de promover o respeito. [Finalidade] Outrossim, cabe a mídia [Agente], fazer cartilhas nas plataformas digitais [Ação e Modo] que apresentam famílias modernas no cotidiano delas. Dessa forma, faz-se um Brasil melhor em que a representatividade e o orgulho da diversidade não faça parte apenas da ficção. [Finalização retomando o primeiro repertório cultural]

Correção:

Ótima conclusão! Só faltou um pouco mais de detalhamento em ambas as intervenções, e na segunda, dizer a finalidade.

*Você repetiu muito a palavra “silenciamento” durante todo o texto. Poderia ter substituído por sinônimos, como "omissão", "ocultação" ou "imposição do silêncio".

**deem – “A forma correta é deem. Segundo o Acordo Ortográfico, as formas verbais graves terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. Assim sendo, as formas da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbos ver, ler e crer e do presente do conjuntivo do verbo dar deixam de ser acentuadas: veem, leem, creem e deem.”

Fonte: https://www.infopedia.pt › $deem-ou-deem


ー・ー・ー・ー・ー・ー・ー・ー・ー・ー

Acho que é isso! Gostei muito da sua redação, parabéns. :D
Corrigi-la me ajudou a treinar, muito obrigada!
Caso queira que eu corrija outra redação sua, é só me marcar.
Posso te marcar para corrigir as minhas redações?

Até mais! ❤❤❤

📝 Troco correções! 🌿
0
Avatar do usuário
Por Kassia22
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#70007
Mds @nickxry !!! Amei a correção! Realmente ficou confuso o 2 desenvolvimento kkk devria ter dado uma segunda lida. Poderia me dizer como seria o encaminhamento argumentativo?
Que nota no geral, vc daria pra o texto ?

Claro q pode me marcar pra corrigir as redações, sou nova aq mas tô de prontidão!
0
Avatar do usuário
Por nickxry
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#70154
Kassia22 escreveu:Mds @nickxry !!! Amei a correção! Realmente ficou confuso o 2 desenvolvimento kkk devria ter dado uma segunda lida. Poderia me dizer como seria o encaminhamento argumentativo?
Que nota no geral, vc daria pra o texto ?

Claro q pode me marcar pra corrigir as redações, sou nova aq mas tô de prontidão!
Oii, que bom que gostou! Infelizmente, como sou iniciante, minhas correções não são tão completas, mas estou aprendendo :D
Na verdade, eu me equivoquei. Encaminhamento argumentativo seria você mostrar ao leitor o que você irá abordar no desenvolvimento, apresentando os argumentos que serão tratados no primeiro e segundo desenvolvimento. Você fez isso, o erro foi meu, pois achei que seria mais adequado iniciar uma nova frase para dividir a tese do encaminhamento argumentativo, mas lendo outras redações, vi que não é necessário.

Peço desculpas, tem que ter paciência comigo jjjjjj :?

A nota que eu daria seria, mais ou menos, 820. Na minha opinião, você explica bem e usou os repertórios perfeitamente, mas tem os errinhos de gramática, a conclusão está incompleta (faltou o detalhamento em ambas as intervenções) e houve aquela confusão no segundo desenvolvimento. Tudo isso pesa bastante na hora de dar a nota. Mas tudo se melhora com a prática e com a leitura. 💞

É isso, obrigada e mais uma vez desculpa pelo equívoco. 💓

📝 Troco correções! 🌿
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
64 Exibições
por AndreFc
1 Respostas 
157 Exibições
por ingridnob44
0 Respostas 
65 Exibições
por THECAT
0 Respostas 
87 Exibições
por J4ml
0 Respostas 
104 Exibições
por iseveloso
1 Respostas 
93 Exibições
por Gabhy
5 Respostas 
545 Exibições
por Lauany25
1 Respostas 
92 Exibições
por Hakohito
0 Respostas 
78 Exibições
por mlluizaa
4 Respostas 
261 Exibições
por 4nn4izabel

O conceito aristotélico de justiça c[…]

PROPOSTA:

Desafios para combater a evasão escolar no […]

De acordo com o Artigo 5º da Constitui&ccedi[…]

Muito tem se discultido sobre a atual situaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM