Certamente, a dificuldade de respeitar a diversidade contribui para que não exista representatividade de uma família contemporânea. Tal fato ocorre uma vez que, a sociedade possui a tendência de excluir, atacar, reprimir e esconder tudo que julga ser diferente, porque não tem a capacidade de tolerar e respeitar o que foge do estilo de vida que ela considera comum. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman na obra Modernidade Líquida, o indivíduo contemporâneo não respeita aquilo que vai de encontro ao que julga ser normal e correto. Com base nisso, o respeito, a representação da multiplicidade e diversidade, só ocorrerá quando a sociedade aceitar aquilo que diverge do que julga ser normal.
Ademais, o silenciamento é uma causa latente para o problema. Isso se verifica pois, na questão dos debates, peças cinematográficas, livros populares que representam lares modernos, que ainda são muitos poucos, tendo em vista a relevância do tema, visto que, é necessário discutir sobre como a família contemporânea e sua representação, é fundamental para aceitação e promoção do bem-estar dos indivíduos e as famílias pertencentes. De acordo com o filósofo Foucault, a sociedade moderna tem muitos temas silenciados para que modelos convencionais da sociedade sejam mantidas. Diante disso, por causa do silenciamento, o racismo, homofobia entre outros preconceitos, são perpetuados.
Em suma, a família contemporânea e sua representação em questão no Brasil ainda é pequena e necessita de mais visibilidade. Portanto, cabe ao Ministério da Educação, retirar o silenciamento acerca do tema, por meio de debates mensais, palestras em escola, estímulo à produção de materiais culturais que dêem visibilidade aos lares modernos, a fim de promover o respeito. Outrossim, cabe a mídia, fazer cartilhas nas plataformas digitais que apresentam famílias modernas no cotidiano delas. Dessa forma, faz-se um Brasil melhor em que a representatividade e o orgulho da diversidade não faça parte apenas da ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.