Antes de tudo, a desigualdade social mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. Segundo dados do relatório da Riqueza Global, publicado pelo banco Crédit Suisse, 1% da população possui metade da riqueza nacional do Brasil. Nesse âmbito, quem é atingido pela diferença alarmante de renda são os mais pobres que tem, muitas vezes, a refeição privada por falta de dinheiro. Sob esse viés, é inadmissível que tal realidade se mantenha e deve ser combatida.
Outro ponto relevante, nessa temática, é o descaso do Estado com o problema. De acordo com a Constituição de 1988, todo cidadão tem direito a uma vida plena, entretando, contrariando o que Lei Maior afirma, a fome ainda é uma situação presente no país que afeta o bem estar e a saúde da população. Logo, o governo é responsável por essa condição e deve tomar ações imediatas para muda-la.
Dessarte, a questão da fome no Brasil requer uma deliberação. Isto posto, cabe ao Ministério da Educação juntamente com o Ministério do Trabalho disponibilizar recursos que possam aumentar a renda de pessoas humildes - por meio de cursos gratuitos de acordo com a economia de cada lugar, como áreas urbanas e rurais, e ofertas de empregos focadas em pessoas em situação de miséria - a fim de atenuar a desigualdade social e consequentemente a fome. Dessa forma, uma força finalmente será exercida sobre o problema, como segue a Lei da Inércia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.