Em primeiro plano, o preconceito tangente à doação de sangue na sociedade é causado pela disseminação de ideias falaciosas acerca do assunto. Isso ocorre devido à falta de conhecimento presente nos círculos sociais, assim, mitos sobre o ato são alastrados e, consequentemente, a transferência de sangue torna-se inalcançável para os que necessitam, gerando o enfraquecimento da solidariedade. Nessa ótica, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, caracteriza a contemporaneidade como a "Modernidade líquida", ou seja, a era do enfraquecimento das relações sociais. A partir disso, a liquidez no que tange a doação sanguínea, segrega cidadãos do bom convívio social e desacata direitos essenciais, como a saúde.
Em segundo plano, a incúria estatal que permeia a falta de incentivo à criação de políticas públicas corrobora intrinsecamente para o desconhecimento dos indivíduos acerca da transfusão de sangue. O estado, como portador do bem-estar social falha da democratização do saber a respeito dessa conjuntura, dessarte, o número de não doadores cresce demasiadamente. Nesse viés, o direito à saúde presente na Constituição Federal de 1988 é descumprido de modo que suscita o agravamento de doenças hematogênicas que necessitam de transfusão sanguínea em indivíduos afetados. Contudo, urge que o poder público disponha de medidas a fim de resolver o entrave.
Em suma, é necessária a adoção de medidas exequíveis com o intuito de atenuar a problemática que permeia a doação de sangue em questão. Logo, é fulcral que o Governo Federal, por meio de infográficos e com o auxílio de mídias digitais crie programas de incentivo à doação de sangue. Tal programa ocorrerá em rádios, redes sociais, televisões e será aberto para a população sanar suas dúvidas e adquirir conhecimento, desse modo, a prática será disseminada para a maioria e por consequência, irá gerar interesse nas camadas sociais. Além disso, é mister que o Ministério da Saúde, através de renda direcionada pelo Poder Executivo, crie postos de atendimento móvel em áreas de difícil acesso, com o fito de levar saúde e solidariedade nesses locais, assim, gerando mais doadores. Destarte, a "cordialidade" de Sérgio Buarque fará jus a realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.