Em primeiro plano, a formação leitora desde a infância tem se mostrado prejudicial para a difusão literária no Brasil, isso é refletido na pesquisa feita em 2015 pelo Instituto Pró-Livro, na qual, entre os entrevistados, 67% tinham alguma dificuldade para ler. Ou seja desde a infância, os brasileiros não são influenciados ao hábito da leitura, problema esse que se estende até a vida adulta e contribui para que o acesso a literatura seja talhado, pouco a pouco no país. Afinal, uma pessoa que não lê não incentiva outras a lerem.
Outrossim, ameaça de taxação literária também tem atemorizado os defensores da leitura no Brasil, pois além de aumentar os impostos sobre os livros em 12%, revelam, sobretudo, a limitação deles e, consequentemente, do conhecimento contido neles. Portanto, a taxação impede que uma parcela mais pobre da população se volte para os livros e isso impacta diretamente no acesso à literatura no país.
Infere-se, portanto, que é essencial a intervenção do Ministério da Educação e Cultura em parceria com livrarias, os quais deverão promover campanhas de incentivo à leitura e doação de livros em escolas e periferias, separando as produções de acordo com as faixas etárias e priorizando as crianças ponto final a fim de promover o hábito da leitura incentivar, já na primeira infância, a formação de leitora, além de proporcionar aos mais pobres o acesso aos livros. Contribuindo assim, para o aumento do acesso a literatura no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada