Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a exclusão da educação no Brasil.Nesse sentido, segundo a pesquisa nacional por amostra de domicílios continua (pnacd), no Brasil, 1,3 milhões de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estão fora da escola.Essa conjutura, segundo as idéias do filósofo contratualista John Locke, configura-se uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a pobreza como o impulsionador da exclusão escolar.Conforme a música do poeta e cantor Cazuza, "o tempo não para", faz-se uma comparação entre o futuro e o passado.De fato, ele estava certo, pois os desafios para afiançar um sistema de educação de qualidade não é um problema atual.Desde o ato adicional de 1834, descentralizaram o ensino, mas não ofereceram condições às províncias de criar uma rede de escolas, o que contribuiu à exclusão dos cidadãos no ensino público, atualmente, nem todos tem condições de acesso à escola e nem todos que têm acesso permanecem nela Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver o impasse.Para isso é imprescindível que o Estado em união com o ministério da econômia, por intermédio de verbas, deve implantar mais escolas em âmbitos urbanos e rurais, e restribuir as verbas de forma eficaz, afim de inserir todos os cidadãos em escolas até a sua formação acadêmica.Assim, se consolidará uma sociedade mais inclusiva, onde o estado desempenhará corretamente o seu "contrato social", tal como afirma John Locke.@Gi69
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.