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Por Nlorenamaas
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O filósofo francês Sartre defende que cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável. No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade no que concerne à questão da juventude e participação política no mundo contemporâneo. Dessa forma, em razão da má influência midiática e de uma lacuna educacional, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.
A princípio, a má influência da mídia caracteriza-se como um complexo dificultador. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na consolidação do problema.
Outro ponto relevante, nessa temática, é a educação lacunar. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma falha na educação. No que tange à participação dos jovens na política no século XXI, percebe-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não está trazendo às salas de aula conteúdos úteis para a resolução da questão.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o Ministério da Educação, em parceria com empresas, promova, para professores das redes públicas e privadas, cursos sobre como abordar conflitos sociais na sala de aula. Tais eventos devem ser gratuitos e digitais, ensinando diferentes ferramentas e métodos para que os professores possam discutir questões como a participação política dos jovens no mundo contemporâneo, e consigam, assim, propor diferentes soluções em conjunto com os alunos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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