Avatar do usuário
Por Claramoraes
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69828
No Brasil, o sistema carcerário está cada vez mais precário. A falta de oportunidade e a crise social brasileira reflete na violência exacerbada, superlotação dos presídios, tráfico e na insalubridade a qual os detentos são submetidos, marcada pela incapacidade do sistema judiciário e a problemática do objetivo da ressocialização dos presos.
Existe uma deficiência do poder judiciário e dos agentes executivos e legislativos envolvidos com a gestão penitenciaria que afeta toda a eficiência do sistema prisional. Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), o Brasil está aproximadamente 55% acima da capacidade prisional e mais de 30% são presos provisórios, ou seja, que aguardam julgamento. Esse valor tão elevado denuncia a demora na resolução dos processos criminais e a baixa produtividade dos tribunais e demais representantes do poder jurídico, com grande impacto sobre as condições sanitárias e custos do sistema prisional. Além disso, cerca de 53% da população carcerária possui baixo grau de escolaridade, ocasionada pela escassez de escolas, ginásios esportivos e atividades profissionalizantes.
O sistema carcerário falha na garantia aos direitos humanos com a lotação e o predomínio das facções criminosas nos presídios, elevando a um quadro preocupante no qual o objetivo de ressocialização é deixado de lado. O índice de criminalidade brasileira é de 68%, o que indica que o projeto de reintegração de detentos na sociedade não funciona, e que o receio dos cidadãos e empregadores dificulta ainda mais essa medida, causando uma certa descredibilidade por parte dos detentos. O processo de ressocialização visa reeducar os presos para se adequarem as condições e leis sociais, mas apenas 18% da população prisional pratica alguma atividade laboral. A implementação da ressocialização é uma prática que oferece muitos benefícios, mas enfrenta uma certa resistência por parte da sociedade e do governo.
A legislação brasileira necessita, portanto, de uma reforma no código penal, afim de colocar em prática os ideais propostos e estimulando a reintegração por meio da educação e do trabalho. Desta forma é importante que o governo, ONGs e os três poderes invistam nas condições estruturais e penais das penitenciarias, consequentemente investir em projetos educacionais, oficinas e qualificações para a população em geral, gerando oportunidades.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por Fernandaah
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69962
@Claramoraes,

(CONTEXTUALIZAÇÃO)No Brasil, o sistema carcerário está cada vez mais precário. (TESE)OBS.: MUITO GRANDEA falta de oportunidade e a crise social brasileira reflete na violência exacerbada, superlotação dos presídios, tráfico e na insalubridade a qual os detentos são submetidos, (ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO)marcada pela incapacidade do sistema judiciário e a problemática do objetivo da ressocialização dos presos.

O PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO:NÃO ESTÁ MUITO GRANDE, CONTÉM OS TRÊS ELEMENTOS DE UMA INTRODUÇÃO: CONTEXTUALIZAÇÃO, TESE E ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO, PORÉM NA PARTE DA TESE FICOU O PERÍODO LONGO MISTURANDO AS IDEIAS. ACONSELHO NESSA PARTE COLOCAR ALGUM PONTO E CONECTIVO PARA ALINHAR!


(TÓPICO FRASAL)OBS.: MUITO GRANDEExiste uma deficiência do poder judiciário e dos agentes executivos e legislativos envolvidos com a gestão penitenciaria que afeta toda a eficiência do sistema prisional. (EXEMPLIFICAÇÃO)Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), o Brasil está aproximadamente 55% acima da capacidade prisional e mais de 30% são presos provisórios, ou seja, que aguardam julgamento. (EXPLICAÇÃO)Esse valor tão elevado denuncia a demora na resolução dos processos criminais e a baixa produtividade dos tribunais e demais representantes do poder jurídico, com grande impacto sobre as condições sanitárias e custos do sistema prisional.(FECHAMENTO)OBS.: GERALMENTE CONCLUI COM UMA CRÍTICA , VOCÊ UTILIZOU UM DADO, SEM PROBLEMAS Além disso, cerca de 53% da população carcerária possui baixo grau de escolaridade, ocasionada pela escassez de escolas, ginásios esportivos e atividades profissionalizantes.

PARÁGRAFO DO DESENVOLVIMENTO 1: TÓPICO FRASAL MUITO GRANDE , NÃO É NECESSÁRIO, VOCÊ FALOU QUE EXISTE UMA DEFICIÊNCIA DO PODER JUDICIÁRIO, FIQUEI NA DÚVIDA, QUE DEFICIÊNCIA É ESSA???, MAS ESSE PARÁGRAFO CONTÉM OS ELEMENTOS, ENTÃO OK.

(TÓPICO FRASAL)OBS.: NOVAMENTE GRANDE , CONTUDO ESTÁ MUITO BEM EXPLICADOO sistema carcerário falha na garantia aos direitos humanos com a lotação e o predomínio das facções criminosas nos presídios, elevando a um quadro preocupante no qual o objetivo de ressocialização é deixado de lado. (EXEMPLIFICAÇÃO)OBS.: DE ONDE SAIU O ÍNDICE DE CRIMINALIDADE???O índice de criminalidade brasileira é de 68%, o que indica que o projeto de reintegração de detentos na sociedade não funciona, e que o receio dos cidadãos e empregadores dificulta ainda mais essa medida, causando uma certa descredibilidade por parte dos detentos.(EXPLICAÇÃO)OBS.: QUAL O ORGAO QUE AFIRMA QUE 18% DA POPULAÇÃO PRISIONAL PRATICA ALGUMA ATIVIDADE LABORAL??? O processo de ressocialização visa reeducar os presos para se adequarem as condições e leis sociais, mas apenas 18% da população prisional pratica alguma atividade laboral.(FECHAMENTO CRÍTICO) A implementação da ressocialização é uma prática que oferece muitos benefícios, mas enfrenta uma certa resistência por parte da sociedade e do governo.

PARÁGRAFO DO DESENVOLVIMENTO 2: OS PERÍODOS ESTÃO OK , SÃO 4, PORÉM NESSE PARÁGRAFO A MESMA COISA ACONTECE SE COMPARADO COM OS ANTERIORES, PARTES DO TEXTO MUITO GRANDE, DADOS VAGOS SEM UMA AUTORIDADE QUE ESTEJA A FRENTE .

A legislação brasileira necessita, portanto, de uma reforma no código penal, afim de colocar em prática os ideais propostos e estimulando a reintegração por meio da educação e do trabalho. Desta forma é importante que o governo, ONGs e os três poderes invistam nas condições estruturais e penais das penitenciarias, consequentemente investir em projetos educacionais, oficinas e qualificações para a população em geral, gerando oportunidades.

⏺️Meio/Modo
⏺️Agente
⏺️ Ação

⚠️NÃO CONSEGUI IDENTIFICAR O DETALHAMENTO E A FINALIDADE

Em geral a redação está boa, alguns pontos precisa melhorar ,assista alguns vídeos vai lhe ajudar! Você conseguirá compreender a forma correta de iniciar parágrafos , distribuir ideias e fazer ligações de frases ...
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Aporofobia e suas dificuldades no combate
por oliveirac    - In: Outros temas
0 Respostas 
148 Exibições
por oliveirac
Aporofobia e suas dificuldades no combate
por oliveirac    - In: Outros temas
0 Respostas 
124 Exibições
por oliveirac
5 Respostas 
372 Exibições
por analu2006
2 Respostas 
102 Exibições
por GuvoFe
0 Respostas 
94 Exibições
por Sambruel
0 Respostas 
412 Exibições
por Damarysbg
0 Respostas 
122 Exibições
por gabsby
0 Respostas 
170 Exibições
por Alexandre001
0 Respostas 
108 Exibições
por Joseraxel
0 Respostas 
108 Exibições
por LyviaRios

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ &l[…]

A Constituição Federal de 1988, em s[…]

Na Constituição Federal de 1988, nor[…]

Na Constituição Federal de 1988, nor[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM