Em primeiro plano,é essencial evidenciar a falta de conhecimento da importancia da educação.Conquanto, na Idade Média a educação era algo de pessoas ricas e poderosas e quem tinha esse luxo adquiria vantagem sobre a maioria.Portanto,atualmente seria primordial a valorização como ocorria no tempo médio,porém,hoje há um desdém em cima da educação e uma banalização sobre a mesma, com os alunos vandalizando seus locais de estudo e desrespeitando seus professores e passando esta atitude por gerações e gerações.Desse modo,esse desrespeito perante a educação e aos profissionais devem ser discutidos para o bem da sociedade.
Ademais,vale ressaltar a falta de investimentos na área da educação.De acordo com o filosofo Immanuel Kant "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele".Consequentemente,fica evidente que este serviço é o bem mais valioso filosoficamente para o desenvolvimento do ser. Outrossim,apesar da importancia e significancia desta área aos cidadãos, a mesma recebe poucos recursos e cortes frequentes nos investimentos para infraestrutura e salarios dos profissionais,ocasionando assim regiões no Brasil com poucas escolas e com escolas precarias e de ensino de baixa qualidade.Assim sendo, deve se refletir a respeito desta problematica afim de tornar o país em um lugar melhor.
Verifica-se, então a necessidade de valorizar o trabalho dos professores e da importancia da educação.Para isso, faz-se imprescindivel que o Ministerio da Cultura apresente um projeto para conscientizar jovens sobre o estudo, por intermedio de propagandas e meios comunicativos - internet -,com videos educacionais mostrando a importancia da educação nas suas vidas e de como seus educadores são importante para o seu futuro, a fim de mostrar como a educação pode impactar sua vida tanto com ela quanto com a falta da mesma.Parelalamente,o Ministerio da Economia deve propor projetos de lei - para a descentralização do mercado educacional- por meio de incentivos fiscais aos investidores estrangeiros, afim de criar novas escolas particulares e gerar mais empregos aos professores entregando um ensino de qualidade.Assim,tornar-se-á possivel a resolução do problema vigente da falta de apreciamento e de investimentos da educação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.