Nesse contexto, é importante analisar a pouca importância que o governo atribui ao recurso não renovável que é a água. A respeito disso, Friedrich Engels, célebre filósofo alemão, afirma que é dever do Estado proteger os seus filhos. Contudo, essa proteção não ocorre perfeitamente no Brasil, uma vez que a falta de água para abastecimento das cidades é, cada vez mais, perceptível no país, dado, principalmente á má gestão dos recursos hídricos, tal como, a ausência de infraestrutura dos abastecimentos, incapazes de conduzir uma alta demanda de água, causando, muitas vezes, enchentes e, consequentemente, a escassez do recurso nas casas.
Ademais, a ausência de instruções para consumo racional da água contribui ainda mais para o agravamento e persistência das crises hídricas no país. Sobre isso, Immanuel Kant, importante pensador prussiano, afirma que o ser humano é o que a educação faz dele. Seguindo sua linha de pensamento, o pouco esclarecimento da importância dos recursos hídricos pela educação e até pelas mídias sociais faz com que a população exceda os limites do meio ambiente com o consumo excessivo e contamine a água doce disponível para o aproveitamento humano, sem saber que é uma fonte esgotável que dependemos. Assim, a educação tem grande capacidade para lidar com as crises de água no Brasil, contudo, pouco é feito, fazendo o ser humano ser o que ela faz dele, negligente e despreocupado com o meio ambiente.
Portanto, urge que o Governo Federal invista, por meio de direcionamentos mais expressivos dos métodos governamentais, bem como as verbas, em infraestrutura adequada dos abastecimentos de água do país com a finalidade de conseguir lidar com as crises hídricas como a alta demanda e a escassez de água. Além disso é necessário que o Ministério da Educação abra, através de palestras e anúncios públicos, discussões a respeito do consumo da água pelos cidadãos, ministrado por especialistas, a fim de evitar crises por descuido humano. Dessa forma, o Estado pode cuidar dos seus filhos de forma correta e estes pedem garantir seu direito constitucional.
alguém pode me ajudar corrigindo essa, por favor? @vitoriaca @eurodrigo @Ashiley @Willa
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.