Sob uma perspectiva primária, o despreparo para a adaptação do indivíduo numa sociedade democrática será uma das principais consequências da evasão escolar para o futuro do Brasil, já que com a ausência da educação, é extremamente difícil compreender contextos históricos e criar reflexões críticas acerca da sociedade. Nessa abordagem, o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire relata que: “A educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Assim, com a persistência da evasão escolar no país, crianças e adolescentes terão sua formação crítica como cidadãos prejudicadas, em razão da escassez da análise das suas realidades sociais, históricas e culturais, que, apenas através do conhecimento estabelece uma enorme possibilidade de transforma-la por meio do voto. Desta forma, é evidente que a permanência do abandono escolar afeta e afetará ainda mais o sistema democrático do Brasil.
De outra margem, o aumento da desigualdade social também é um dos impactos da evasão escolar para o futuro do país. Nesse viés, dados divulgados pelo IBGE relatam que em 2019, no Brasil, cerca de 737 mil jovens entre 15 e 17 anos encontravam-se fora do colégio, contendo o percentual de 11,8% referentes aos jovens mais pobres, oito vezes maior que os mais ricos que abandonaram a escola, esses somam 1,4% conforme os dados. Assim, com a continuidade da evasão escolar no país, os jovens mais pobres terão dificuldades para exercer trabalhos qualificados, e permanecerão nas classes de baixa renda, gerando consequências irreversíveis, como, o crescimento do desequilíbrio social no Brasil. Desse modo, enquanto o abandonamento do ambiente de ensino permanecer, a sociedade brasileira será determinada a viver com a injustiça social.
Dessa forma, pode- se perceber que a evasão escolar é uma grave problemática e trará consequências severas caso siga crescente, tornando-se urgente que seu combate seja tratado com eficácia. Para isso, o Ministério da Educação deve, com urgência destinar verbas para o investimento da melhoria das estruturas das escolas públicas, além de adicionar Bases Curriculares, cursos que visem a orientar os adolescentes para o sistema democrático do país e mercado de trabalho, por meio da inclusão de seu objetivo na base de Diretrizes Orçamentária, com o intuito de democratizar um ensino de qualidade inquestionável. Nessa lógica, é importante também a participação da Secretária da Educação, que, aliada a mídia, pode executar campanhas publicitárias que ressaltem a importância dos estudos, através de jornais, revistas, livros e filmes, para incentivar os jovens a continuarem no caminho da educação. Dessa maneira, é possível que os impactos causados pela evasão escolar permaneçam apenas no passado brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.