Na idade média, a igreja possuía uma grande influência, permitindo a mesma perseguir e praticar violência contra os que não seguiam ou iam contra os dogmas católicos. Entretanto, essa intolerância praticada pela própria instituição, se estendeu até os dias atuais da nossa sociedade brasileira.Sendo causada, principalmente, pelo preconceito e falta de acesso á segurança.
É notório, que desde a colonização brasileira encontrasse um certo estigma sobre os africanos e suas crenças. Já que, durante esse período os mesmos foram escravizados; tiveram sua cultura invalidada e vistos como animais. Desde então, a principal religião que sofre discriminação é a afro-brasileira causada pela enraização do preconceito que se instalou por conta do eurocentrismo exacerbado na época.
Além do mais, a falta de acesso a uma segurança de qualidade é uma das principais barreiras. Visto que, mesmo esta sendo garantida na constituição de 1988, a mesma ainda apresenta impasses, fazendo com que mais de 200 vítimas do desrespeito, segundo a secretaria de direitos humanos da presidência da república, não informem sua religião ou não denunciem seus agressores de violência física ou verbal por medo de novas repressões.
Portanto, novas medidas são necessárias para resolver esse impasse. Para isso, o ministério da educação junto com os orgãos governamentais teriam que desenvolver leis de fiscalização das verbas direcionadas a educação. Já que, com o investimento necessário e levantamento sobre o assunto, ajudaria na percepção; diminuição do preconceito e formação de profissionais de segurança mais qualificados. Assim, será possível combater a intolerância religiosa no Brasil.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Bio: Esse ano de 2022 será meu terceiro Enem. Fiz 600 pontos em redação Enem 2020 e 900 no Enem 2021. Estudei em 2021, principalmente, sozinha e 940 no Enem 2023.
🐼: os estudos estão me fazendo ter menos tempo, mas, na primeira oportunidade de um tempinho livre, apareço por aqui! Espero estar ajudando! 💖
Bio: Esse ano de 2022 será meu terceiro Enem. Fiz 600 pontos em redação Enem 2020 e 900 no Enem 2021. Estudei em 2021, principalmente, sozinha e 940 no Enem 2023.
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↳Na idade média, a igreja possuía uma grande influência, permitindo a mesma perseguir e praticar violência contra os que não seguiam ou iam contra ⟨ Atenção》 mudar para "contrariavam" ou "contestavam"⟩ os dogmas católicos. ⟨ repertório⟩ Entretanto, ⟨Conectivo ⟩ essa intolerância ⟨retomada do tema ⟩ praticada pela própria instituição, se estendeu até os dias atuais da nossa sociedade brasileira. ⟨Atenção》 afirmar que a Igreja Católica ainda prática estes atos de perseguição e violência é dizer que ela não evoluiu com o passar do tempo, tente modificar, expondo que as questões e práticas dessa instituição não são exatamente iguais àquelas encontradas entre os séculos V e XV, mas ainda é possivel observar um grande reflexo sob nosso período histórico. ⟩ Sendo causada, principalmente, pelo preconceito → ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹ e falta de acesso á segurança. → ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰²
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⌜ ✎⌝Sua introdução está muito boa! Porém, deixarei aqui os passos que deve seguir para quando precisar checar se está no caminho certo. de início, eu tento estabelecer as " expectativas para o desenvolvimento" que são minhas esperanças do que pode ser priorizado em cada desenvolvimento [D1 e D2], por isso é aconselhável anunciar algo semelhante ao que pretende discutir no seu texto, já de início ( Isso é um critério de sua preferência, visto que existem muitos tipos de introdução).
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[ ] Passos para concluir uma introdução:
contextualização》Contextualização é a ação de estabelecer um contexto para determinada coisa, normalmente com o intuito de explicar os motivos ou características precedentes de uma situação. ↳ [Exemplo: você citou a terceira guerra mundial. Sendo assim, é necessário falar um pouco dela e envolver seu tema nesse contexto.]
Tese》Na redação, a tese é a sua opinião, o seu ponto de vista sobre o tema proposto. Ela pode ser apresentada por meio de declarações afirmativas ou negativas.
↳ Porém, é importante ter em mente que a tese é um posicionamento crítico. Isso significa que você não deve se ater a ideias de senso comum. Demonstre autoria, seja crítico e reflexivo ao expor sua opinião. Mas lembre-se de que, em grande parte das provas de redação, isso deve ser feito de forma impessoal.
Encaminhamento argumentativo》Trata-se de uma frase em que se anuncia o que se vai explorar nos parágrafos a seguir. Indica, logo na introdução, o que será exposto nos parágrafos de desenvolvimento.
⁰¹【 DESENVOLVIMENTO 】
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↳⟨ 《 faltou conectivo interparágrafo ⟩ É notório, que desde a colonização brasileira encontrasse um certo estigma sobre os africanos e suas crenças. ⟨Tópico Frasal》 senti falta da retomada do "preconceito" proposto na introdução, tente fazer isso já de início.⟩ Já que, durante esse período os mesmos foram escravizados; tiveram sua cultura invalidada e vistos como animais. Desde então, ⟨ conectivo⟩ a principal religião que sofre discriminação é a afro-brasileira causada pela enraização do preconceito que se instalou por conta do eurocentrismo ⟨comentário》 faltou uma pequena explicação sobre esse termo no seu texto, fazer entre travessões. ⟩ exacerbado na época.⟨《Faltou fechamento⟩
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⌜ ✎⌝Uau, você argumenta muito bem, adorei! Mas precisa resolver algumas coisas para melhorar ainda mais.
Adicione conectivos interparágrafo. Deixo alguns abaixo, fique a vontade para escolher.
↳em primeiro lugar, antes de mais nada, antes de tudo, em princípio, primeiramente, acima de tudo, precipuamente, principalmente, primordialmente, sobretudo, a priori, a posteriori.
《》exemplos no site. https://blog.imaginie.com.br/conectivos/
Citar a colonização foi algo bem verídico, mas tente adicionar um outro repertório mais solido que ajude na sua argumentação.
Fale como ocorre o preconceito que tal religião sofre, como são essas percepções sociais negativas contra as religiões afro-brasileiras? É por que rotulam tais religiões pelo simples fato de serem de origem africana? Discuta mais sobre isso.
↳ Sugiro, como repertório, uma pesquisa feita pela BBC Brasil, do Rio de Janeiro. Retire algo funcional deste site, e use como "apoio" para sua argumentação. https://www.bbc.com/portuguese/noticias ... anas_jp_rm
⁰² 【 DESENVOLVIMENTO 】
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↳Além do mais, a falta de acesso a uma segurança de qualidade [✔》retomada da introdução] é uma das principais barreiras. Visto que, [Conectivo] mesmo esta sendo garantida na constituição de 1988, a mesma ainda apresenta impasses, fazendo com que mais de 200 vítimas do desrespeito, segundo a secretaria de direitos humanos da presidência da república, [Repertório] não informem sua religião ou não denunciem seus agressores de violência física ou verbal por medo de novas repressões. [》Faltou o fechamento]
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⌜ ✎⌝ Aqui siga as mesmas dicas anteriores e vai dar tudo certo, Qualquer coisa estou aqui para te ajudar. conectivos》são muito poucos, faça três períodos e tente colocar mais deles.
《》para exemplos de conectivos, utilize o site abaixo. https://escreverepraticar.com.br/tabela-conectivos/
faça a finalização, nem que seja apenas duas linhas.
retome a "segurança errônea", também, no final, para ressaltar o porque tais atos ainda aparentam ser falhos.
Aqui eu creio que faltou argumentar mais, o repertório acabou ocupando um espaço considerável e os poucos períodos dificultaram na intensificação do que era argumentação e do que era repertório. Cuidado, faça mais períodos, pois talvez a finalização ajudaria com o sentido conclusivo do parágrafo.
╭──────────────────╯
)Desenvolvimento》três pontos importantes que foram analisados:
[Sugiro》 ou períodos para cada desenvolvimento]
⁰¹°ᵖᵉʳⁱᵒᵈᵒ
✔tópico frasal: nada mais do que a primeira frase de impacto do seu desenvolvimento. É essa frase que irá dizer ao leitor do que esse parágrafo se trata, em resumo é o coração do parágrafo.
⁰²°ᵖᵉʳⁱᵒᵈᵒ
✔argumentos: deve se basear em um repertório pertinente para desenvolver sua ideia com ligação ao tema, assim, usando ele para defender sua argumentação.
•É extremamente importante que no momento de criar seu desenvolvimento, você apresente também fatos, mostrando ao leitor citações, dados estatísticos, comparação de pontos de vista, dados históricos, etc.
⁰³°ᵖᵉʳⁱᵒᵈᵒ
✔finalização: O fechamento é a parte do parágrafo que dá um tom de conclusão (para ajudar, você pode começar o fechamento com algum elemento conclusivo, como "sendo assim", "portanto", "dessa maneira", "logo", "então", etc)
【 CONCLUSÃO 】
╰──────────────────╮
↳Portanto, [Conectivo conclusivo]novas medidas são necessárias para resolver esse impasse. [TÓPICO FRASAL]Para isso, o ministério da educação [AGENTE》Erro》 o ministério deveria estar em letra maiúscula. Assim: "Ministério da Educação" ] junto com os orgãos governamentais[MEIO]teriam que desenvolver leis de fiscalização das verbas direcionadas a educação.[AÇÃO] Já que, com o investimento necessário e levantamento sobre o assunto, ajudaria na percepção; diminuição do preconceito e formação de profissionais de segurança mais qualificados.[OBJETIVO]Assim,[conectivo] será possível combater a intolerância religiosa no Brasil.[FINALIZAÇÃO]
╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Infelizmente, está incompleta, faça o detalhamento.
》 sei como é, ainda tenho dificuldade com a conclusão, mas a gente consegue Geo! Vamos domar essa fera e ganhar o jogo! (Kkkk vish! Brincadeiras a parte, estou aqui para tudo que precisar.)
《》 proposta contém:
[✖]incompleta.
AGENTE. (Quem tomará providências)
AÇÃO. ( O modo, a forma que será feita)
OBJETIVO. ( O propósito após ser feita)
MEIO. (Por onde? Mídia? Escolas?...)
DETALHAMENTO.( Forma mais detalhada do meio, agente ou ação)
╔═══════════════════╗
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Competências
════════════════════
⠀⠀⠀⠀ᵃⁿᵃˡⁱˢᵉ ᵈᵉ ᵖᵒⁿᵗᵒˢ / ⠀⠀⠀⠀ᵗᵒᵗᵃˡ
➤ 》 200
↳ seus erros não são exorbitantes, pelo contrário, há muito poucos.
➤》 200
↳você comenta e retoma o tema direitinho, parabéns!
➤☑☑☑》 100
↳Aqui ficou desta forma porque ainda vejo uma falha no seu D2, quando não explica termos isolados, não utiliza conectivos interparágrafo (no D1) e, também, adiciona muito poucos conectivos. Utilize das dicas para fazer o final, nem que utilize apenas duas linhas ( Recomendo você ver exemplos de redações nota 1000), centralize a situação problema do seu D2 e cuidado na hora de relacionar assuntos antigos com atuais (introdução).
➤☑☑》120
↳ Aqui ficou assim devido sua estrutura, está no caminho certo, mas separe os períodos devidamente (para não causar confusão) e termine finalizando com o fechamento. Ademais, use repertórios mais consistentes. .
➤☑》 180
↳Faça o detalhamento ficar mais aparente no se texto, pois sua conclusão está ótima!
════════════════════
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 《 TOTAL》
╚═══════════════════╝ [Estou aprendendo a mexer com as competências, então, caso esteja deslocada de forma indevida me informe. ]
- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -
《》Trajetória de estudos》complete a lista.♡《
╔════════════╗ □ não estudei.
■estudei e entendi.
╚════════════╝
□. Repertório.
□. Conclusão/ detalhamento.
□. Conectivos.
□. Desenvolvimento.
↳ Fechamento. □. Desconstruir uma redação nota mil analisando pontos como: conectivos, repertório, fechamento dos desenvolvimentos, conclusão,[...]
↳entre outros pontos importantes.
[ desculpa qualquer erro, também estou aprendendo como vocês. Essa só foi uma pequena análise por minha parte, mesmo que eu não seja tão boa ainda. (Além de fazer isso à noite, ou seja, o próprio Zumbi em pessoa)♡]
《》Dicas do dia:
1- Há cartilhas de redações nota 1000, feitas pelo Lucas Felpi, disponíveis gratuitamente. Uma indicação das redações de 2019: https://www.lucasfelpi.com.br/redamil
2- Canais aconselháveis:
[》"Continue! A força de vontade é o lema que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos."]
Bio: OLÁ!♡ me chamo Emily, e estou aqui para aprender com vocês e espero que aprendam comigo também (apesar de eu ser uma estudante com muita sede de conhecimento ainda KKK). Estudo sozinha, então é como aquele velho ditado "só eu e Deus", ainda não sei muito bem o que quero como carreira mas meu objetivo é tentar meu melhor em qualquer uma que me faça feliz. Obrigado por sua atenção, e A GENTE CONSEGUE RAPAZIADA!
(⚠️》Últimas considerações》eu posso corrigir sua redação, mas quero que fique claro que eu não sou uma profissional no assunto e erro as vezes. Então, se quiser uma correção minha, basta me marcar e se colocar um elogio eu vou mais rápido que o Flash 😳👏[ Kkkk brincadeira gente])
[⚠️》Última das últimas considerações (kkkk)》 perdão se eu demorar para trazer uma correção, sou bem detalhista em algumas partes e normalmente pesquiso tudo para ver se estou fazendo certinho. Estarei corrigindo aleatoriamente, então, mil desculpas se eu não chegar em sua redação.]
@EmillyySilva,
AAAAAAA, muito obrigada pela sua correção! Por demostrar meus pontos positivos e negativos. Vou procurar apreender com os meus erros, e aperfeiçoar oque está bom. Obrigadaaa
Bio: Esse ano de 2022 será meu terceiro Enem. Fiz 600 pontos em redação Enem 2020 e 900 no Enem 2021. Estudei em 2021, principalmente, sozinha e 940 no Enem 2023.
🐼: os estudos estão me fazendo ter menos tempo, mas, na primeira oportunidade de um tempinho livre, apareço por aqui! Espero estar ajudando! 💖
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