Constata-se, a princípio, a análise do quanto a ineficiência do Estado infere na problemática. Seja pela dificuldade em administrar recursos em um território de dimensões continentais, seja pela falta de interesse dos orgaos públicos em promover o desenvolvimento sociocultural democrático das regiões brasileiras. De acordo com o Artigo 6 da Constituição Federal, todo cidadão tem direito à água tratada no Brasil. Contudo, nota-se que não há o pleno exercício da lei ao observar o fornecimento de água suja e contaminada, como afirmado pelo site "Ecodebate" . Esse infeliz cenário está fortemente atrelado ao fato de que todos os anos cerca de 28mil brasileiros morrem devido a contaminação dos recursos hídricos, pois existe ainda no Brasil contemporâneo a precariedade no saneamento básico que potencializa a proliferação de doenças como Aedes aegypti. Assim, entende-se que a ineficácia do Estado configura como uma característica da "modernidade líquida" vivida no século XXI, no que concerne Zygmunt Bauman sociólogo polonês.
Ainda convém lembrar, o descaso do saneamento básico como propulsor da crise hídrica no Brasil, uma vez que é imprescindível refletir como essa adversidade contribui para o fortalecimento da problemática abordada. Para isso, é pertinente considerar que, nos últimos anos, 49% da população não receberam atendimento por sistema de coleta de esgoto. Segundo o Ranking Global de Saneamento, elaborado pelo Instituto Trata Brasil, o resultado do desinteresse político e da falta de investimentos no setor, levou o país a ocupar a 112° posição quando se trata de investir em água potável e saneamento básico, haja vista a ascensão contínua desse fenômeno. Diante de tal exposto, a negligência governamental persiste na civilização, pois é explícito a intensificação da desigualdade social. Desse modo, é inaceitável que esse panorama continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, que compete ao Governo Federal combater a crise hídrica no Brasil. Em consonância, o Poder Legislativo conceituado como uma entidade governamental, usufrui da função de suscitar as leis e reformá-las, cujo objetivo é elaborar normas de direito de abrangência geral ou individual que são aplicadas na sociedade nas relações mútuas que, em virtude disso, promovam o aperfeiçoamento na lei designada, de modo que beneficie as distintas regiões do Brasil. Essa ação deve ser realizada por meio das condutas de conscientização de governantes, ao aderir programas sociais de relevante interesse social e cultural, que abordam a necessidade de eliminar o descaso do saneamento , incentivar a cooperação e trabalhar para estabelecer prerrogativas efetivas que possam auxiliar as Unidades Federativas, na aquisição do tratamento hídrico. Espera-se, com isso, que os direitos humanos tornem-se o alicerce para todo o progresso e, assim, a nação possa lograr uma pátria mais igualitária, com a construção de uma cidadania permeada pela efetivação dos elementos elencados na Declaração Universal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.