Com o aumento do consumo e a diminuição do tempo útil das coisas, aumenta-se a produção de lixo. A média de lixo produzido por dia por pessoa no Brasil é de 1,2 kg, já no Brasil, a média é ainda mais preocupante, são 79 milhões de toneladas por anos. Assim, liderando a geração de lixo na América Latina. Mas mesmo que muito seja consumido no Brasil, é, ainda assim, muito desigual, pois enquanto uns consomem mais que o necessário, outros sofrem com a falta de recursos. O consumismo leva ao aumento de lixo, e grande parte deste não é descartado corretamente e acaba indo para aterros ao ar livre o que traz inúmeros problemas socioambientais para milhões de pessoas.
Temos então, por Karl Marx, o fetichismo da mercadoria, que seria a vontade de comprar não por necessidade, mas sim pelo status que ele trará consigo. Além disso, a mídia e a sociedade nos influênciam a comprar cada vez mais. Tendo também como base o viés social, a influência fica ainda mais forte, o itens consumidos não são vistos como algo que possui utilidade, e sim pelo que aquele objeto irá projetar socialmente, não tendo em vista ou seu valor ou o impacto de tanto consumismo.
Para diminuir as consequências do descarte mal feito do lixo, poderia ser incrementada a educação ambiental e financeira nas escolas, aumentando assim a conscientização das pessoas em relação á reciclagem e o quanto de lixo é gerado, diminuindo o consumismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada