Primeiramente, é importante salientar as razões pelas quais essa problemática é tão comum no cenário atual do país. Dessa forma, é válido citar os fatos ocorridos no antigo Hospital Psiquiátrico Colônia de Barbacena, São Paulo, em que os doentes mentais eram tratados sob condições horrendas, sendo submetidos a fome, ao frio, ao trabalho forçado, a tortura e em muitos casos, até mesmo á morte, motivos pelos quais o caso passou a ser conhecido como Holocausto Brasileiro. Nesse contexto, fica evidente a presença de ideias preconceituosas enraizadas no âmbito sociocultural brasileiro sob os portadores de doenças mentais, indivíduos que, diversas vezes são pré-julgados como "loucos" e incapazes, sendo desse modo, desrespeitos e excluídos do ambiente comunitário.
Ademais, a escassez de informação, ou a falta da trazê-la em maior notabilidade, são alguns dos principais fatores que fomentam o agravamento de tal problema, decorrendo principalmente por meio do descaso e a falta do provimento da atenção devida. Mediante o exposto, é possível citar o filósofo francês, Voltaire, que afirma que o preconceito é a opinião sem conhecimento, confirmando, assim, a necessidade de introduzir o assunto com maior evidência na vida da população.
Conclui-se, então, que é imprescindível uma ação do Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério da Educação, com o objetivo de proporcionar seminários, campanhas e palestras educacionais de modo a promover maior compreensão sobre essas patologias, alertando os possíveis sintomas e prestando apoio a esses indivíduos, para que por meio do conhecimento, se possa viabilizar a inclusão e erradicar as ideias preconceituosas difundidas aos portadores desses transtornos. Além dessa medida, também é de extrema importância que os veículos midiáticos façam sua parte, trazendo conteúdos de viés informativo à população, promovendo maior visibilidade ao tema. Assim, espera-se que as causas dessa problemática sejam cessadas, de modo que, a perspectiva vivenciada por Fleck, não seja mais congruente à realidade tida na vida dos brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada