Primeiramente, é importante contextualizar a situação do mundo na década de quarenta, no pós-guerra, que foi o momento em que as drogas foram consideradas uma endemia e “o mal do século XX”. Desse modo, as minorias eram vistas com antipatia pelas classes mais altas por serem injustamente relegados ao uso de narcóticos. Porém, todos os estereótipos criminais relacionados aos marginalizados ainda são comumente vistos atualmente, muitos sociólogos atribuem o nome Violência Estrutural a este acontecimento, aonde, não somente a população, mas também o Estado promove algum tipo de injúria contra classes desfavorecidas. Assim percebe-se um problema social, ligado ao preconceito e à segregação de classes mesmo se tratando de uma problemática que se encontra em uma posição quase democrática.
Além disso, outro problema que pode ser citado é a dependência química de entorpecentes. Na segunda geração romântica há a característica escapista, onde os autores preferem fugir da realidade a viver em um mundo cruel. Na contemporaneidade, depressão, ansiedade e pressão social se tornaram temas cada vez mais expostos. Estes assuntos, por sua vez podem ser causa de sentimentos como frustração, insatisfação e desilusão na vida de alguns e assim estas pessoas encontram nas drogas um modo de escapismo e muitas delas tornam-se dependentes. Assim, por ser uma doença crônica, exige um tratamento controlado e adequado, porém, ainda existe muitas falhas e negligências neste processo que precisam ser modificadas.
Para finalizar, é claro que há necessidade de mudanças relacionadas ao problema de drogas no mundo. Em primeira proposta, cabe ao governo, juntamente com instituições clínicas de reabilitação, que aprimorem os programas de recuperação, assegurando um tratamento completo e adequando aos pacientes por meio de profissionais e estruturas mais capacitadas. Além disso, não se deve esquecer a capacidade da mídia como formadora de opiniões, assim, possibilitando uma maior atenção da sociedade, informando-a sobre o assunto e para enfatizar as consequências do uso de drogas. Nesta conjuntura, criando um mundo menos desigual onde não há a necessidade de escapismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada