Em primeiro lugar, a maioria das escolas do país não está equipada com computadores suficientes e internet de qualidade, como o necessário. O Censo Escolar 2020 mostra que, na educação infantil, a internet banda larga está presente em 85% das escolas particulares, enquanto na rede municipal, o percentual é de 52,7%. Em casa, o mesmo problema com a internet é visível. Segundo dados do levantamento "TIC Domicílios 2019", aproximadamente 30% dos lares no Brasil não têm acesso à internet, no entanto, na classe A, apenas 1% não tem conexão. E novamente há desigualdades entre a população.
Outro ponto importante, é a falta de conhecimento e preparação sobre o que realmente é o ensino híbrido. Para que o professor possa integrar tecnologias na forma de ensinar, precisa ter preparo para isso. Em geral, o mesmo está apenas familiarizado com as ferramentas digitais, sem o domínio aprofundado delas. E ter computadores e boa conexão não é ensino híbrido. Entretanto, também é importante chamar a atenção ao estudante que precisará ter disciplina, pois no ensino híbrido, o estudante se torna autodidata, responsável pelo próprio aprendizado, e o professor se torna mediador, que apenas orienta.
Portanto, para minimizar esses e dentre outros desafios do ensino híbrido, é dever do governo que tome providências apoiadoras para todos, que tire suas dúvidas, e que financie os materiais necessários para que enfim, o Brasil possa estar adepto a mudança.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.