Avatar do usuário
Por jtoy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69635
No livro, “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda, como o próprio título diz, investiga as origens do povo brasileiro e engrandece o próprio. Fora da ficção, a realidade apresentada se comparada ao século XXI é diferente, visto que o corpo social brasileiro por ser diverso, acaba gerando conflitos internos. Isso ocorre tanto pelo preconceito para com o próximo, tanto pela diversidade de ideologias da população.
Sob esse viés, o preconceito brasileiro acarreta inúmeros problemas diariamente. Pesquisas apontam que a cada 100 assassinatos ocorridos no mundo, 13 verificam-se no Brasil e a cada morte, cerca de 80% dos assassinados são negros. Torna-se evidente, portanto, a falta da cordialidade brasileira, onde pessoas diariamente sofrem preconceitos, principalmente pela sua cor, e morrem por não terem ajuda necessária. Segundo Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”, contudo no Brasil a educação de qualidade não é disponibilizada a todos, o que faz a porcentagem de criminalidade aumentar. Nesse sentido, mesmo o Brasil sendo um país violento, corrupto, preconceituoso e desigual, os líderes sociais conseguem encobrir estes problemas, apresentando assim o Brasil que enche os olhos dos estrangeiros.
Consequentemente, a diversidade de ideologias da população ajuda diretamente na ocultação destes problemas, por ser um país diverso, com culturas diferentes, belas paisagens e povo acolhedor. Diante disso, percebe-se que debates sobre o assunto precisam acontecer, visto que o corpo social brasileiro sofre diariamente preconceito interno, por inúmeros fatores e vias. Nesse sentido, Mandela trás a seguinte citação, ‘o governo não dá educação, pois a educação derruba o governo”, assim gerando educação e debates sobre o tema a chances dele se resolver, seriam grandiosas.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para diminuir os impactos da consequência da cordialidade brasileira. O governo municipal em conjunto com o estadual e federal, devem promover debates e rodas de conversa acerca do assunto por meio de palestras, em escolas, nos bairros a fim de que o problema seja solucionado e as pessoas passem a ser mais respeitosas e humanas. Somente assim, encontra-se um meio seguro e amplo de solucionar a incógnita.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
163 Exibições
por Felpz
0 Respostas 
42 Exibições
por Dorajp
4 Respostas 
207 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
176 Exibições
por viccevellyy
0 Respostas 
60 Exibições
por Isabelly05a
0 Respostas 
109 Exibições
por bitsnya37
1 Respostas 
165 Exibições
por gabryellar
0 Respostas 
100 Exibições
por Larissat
Evasão escolar e suas consequências
por mimia16    - In: Outros temas
0 Respostas 
133 Exibições
por mimia16
0 Respostas 
108 Exibições
por aloulaou7
Os Bancos na Era Digital

Abordando o tema Os bancos na Era Digital, vimos q[…]

JoaoPedro72 EmillyySilva Felipe082 Higorvaz[…]

Segundo o pensador Paulo freire "se a edu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM