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Por Esther1520
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Convivemos diariamente com as consequências das doenças: ansiedade, alcoolismo, transtorno de bipolaridade, que desencadeiam o suicídio. É visível que grande parte das vítimas que sofrem com esses problemas são os jovens.

Em primeiro lugar, durante a pandemia do Covid-19, vários impactos surgiram: incerteza, medo, ansiedade excessiva e insônia que abrangem diversas populações. É importante destacar, que houve um aumento de índice elevado de suicídio no ano de dois mil e vinte. Segundo os dados da OPAS, em 2016, o suicídio foi a segunda maior causa de morte entre os jovens de quinze a vinte e nove anos de idade do mundo.

Em segundo lugar, cerca de oitocentos mil pessoas, se suicídam por ano segundo a OMS. No Brasil, a taxa de suicídas tem sido muito elevada. A questão é que não é tratado e prevenido de maneira eficaz. No ano de dois mil e quatorze, houve outro caso de suicída do ator Robson Williams que comoveu a população, diante das dificuldades do alcoolismo e da depressão que o ator vivenciou.

Dessa forma, é importante por meio das mídias sempre alertar os pais sobre o comportamento de seus filhos, abordar mais o assunto para os jovens nas escolas, fazendo perguntas relacionadas à esse conflito, dar o direito de ouvir, entender cada caso, por meio da fala e do comportamento. Portanto, tais medidas seriam eficientes para combater mais o suicídio. Como apontou o filósofo William James: "O ser humano pode alterar sua vida, alterando a atitude mental."
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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